Desde o planeamento à conclusão da Nintendo DSi, certamente houve muitas reviravoltas, mas olhando para trás, o que foi mais difícil?
Hmm… Creio que terá sido a grande e repentina alteração no tamanho. Tínhamos concluído os desenhos e estávamos prestes a criar os moldes.
Claro que sim. Em Outubro de 2007, antes de fazermos os moldes, os desenhos estavam praticamente completos, pelo que reunimos os produtores da Divisão de Análise e Desenvolvimento de Entretenimento para fazer a revelação na empresa. A resposta não foi a melhor e, para dizer a verdade, pode dizer-se que já esperávamos que tal acontecesse. Contudo, de acordo com as especificações determinadas, não havia nada que pudéssemos fazer para impedir que o resultado fosse aquele. Revelámos o projecto, duvidando sempre se iria estar bem.
Exactamente. Fiz a apresentação com todas estas incertezas a importunar-me, e no final perguntei a todos se este seria um sistema de jogo que comprariam. O resultado foi de três para sete. Três pessoas comprariam, sete não. E imagino que, uma vez que um dos designers estava mesmo à frente deles, alguns podem não ter expressado a sua verdadeira opinião. Na realidade, o resultado seria algo como de um para nove.
Era tão mau como receava. Repensámo-lo apressadamente, decidimos remover uma determinada especificação, e recomeçámos, encaminhando-nos para a forma que apresenta actualmente.
Ahh, creio que será mais fácil compreender se especificar o que era a "determinada especificação". Originalmente, a Nintendo DSi foi concebida de forma a permitir a inserção de dois jogos DS.
Havia vários pedidos de jogadores, obviamente, e também de pessoal interno, para que fossem criadas duas ranhuras. Também pensámos que seria uma boa ideia e, apesar de estarmos cientes da desvantagem do aumento do tamanho, decidimos avançar com duas ranhuras. Mas quando tu e a sua equipa criaram um modelo e o colocaram nas minhas mãos, pensei "É tão grande!"
Comparado com a versão final, era bastante maior. E tinha também mais três milímetros de espessura.
Quando se tenta adicionar duas ranhuras, não há ajuda possível. Então desistiram da ideia e decidiram torná-la mais pequena.
Na revelação, os designs internos estavam já concluídos. Já tinha decido a configuração das peças, avaliado protótipos e verificado a durabilidade e montagem. Pensavas que estaria tudo terminado. Mas então, quando pensava estar prestes a seguir para fabrico, tiveste de alterar o tamanho! Tiveste de fazer o trabalho para duas consolas!
Foi mesmo! (risos) Bem, é assim a Nintendo. Somos conhecidos em todo o mundo pela nossa cultura de "virar a mesa"*!