Duas câmaras e um cartão SD
Vamos começar pelo início do desenvolvimento da Nintendo DSi. Foste tu, Kuwahara-san, quem começou a trabalhar nisto, certo?
Sim. Chamo-me Masato Kuwahara e trabalho no Divisão de Investigação e Engenharia. Tudo começou quando, em finais de 2006, o meu patrão me colocou a trabalhar numa nova DS e me disse para preparar uma proposta para apresentação no final de Dezembro, delineando o tipo de sistema que pretendíamos conceber.
Eu que o diga! E até Fevereiro do ano seguinte teríamos de modelar a maior parte das especificações para o chip interno. Tivemos de trabalhar a um ritmo incrível. Desde o planeamento até determinar as especificações, tivemos de avançar sem qualquer pausa. Foi bastante intenso.
Porque não é uma plataforma totalmente nova. É a terceira consola na linha Nintendo DS.
Exactamente. Portanto, em traços simples, temos de conseguir vender a consola por si só. Esta tem também de conseguir penetrar no mercado DS já existente.
Tal deu origem a alguma frustração da minha parte. Não podia avançar a todo o vapor, mas se não o fizesse, não seria algo novo. Foi um dilema.
Por outras palavras, terias sentido uma maior liberdade se pudesses ignorar os precedentes tecnológicos e o mercado existente para a DS, mas uma vez que tiveste de te limitar à plataforma DS, descobrir como ser inovador nessa estrutura representou um grande desafio.
Apesar destas restrições, em comparação com a DS Lite, a DSi tem algumas funcionalidades novas. Recordas-te qual foi a primeira que decidiram incluir?
Originalmente, o ecrã táctil da DS era o seu sentido de toque, e a entrada para microfone representava os ouvidos. Lembro-me de alguém ter sugerido logo no início que devíamos atribuir olhos à consola. Tem dois: um na estrutura exterior e outro no interior, ao abrir a consola . Podes dizer-me os motivos ou a base para tal?