Hoje damos as boas-vindas a Yoichi Kotabe. Ele quase dispensa apresentações, uma vez que é um dos mais proeminentes animadores do Japão.
Devido ao seu trabalho como ilustrador oficial para a série Mario, e à forma como melhorou o mundo artístico de muitos dos produtos da Nintendo, penso que a união da Nintendo com Kotabe-san foi um acontecimento extraordinário.
Kotabe-san está actualmente reformado da Nintendo mas activo como criador individual, e fez a viagem até Quioto porque eu queria falar com ele por ocasião do lançamento do Flipnote Studio. Obrigado pela tua presença aqui hoje.
Antes de falarmos sobre como o teu caminho se cruzou com o da Nintendo, gostaria de te perguntar o que fazias antes. Como foi o teu primeiro encontro com a animação?
O meu pai pintava quadros a óleo, e em criança eu gostava de arte. Estava sempre a ler manga e a copiar os desenhos. Mas foi a minha mãe que me envolveu directamente na animação.
Não desenhava muito, mas quando eu estava na escola primária ela mostrou-me a animação tipo flick book. Desenhou um boneco linear nos cantos das páginas dos meus manuais. Acho que o boneco estava a fazer exercício. Quando vi como se movia fiquei surpreendido. Tentei sozinho e desenhei algumas animações tipo flick book com figuras lineares. Ainda hoje me lembro como o boneco saltava para uma barra, girava em torno dela, e depois caía. Depois disso sempre me interessei por imagens em movimento.
Eu era o mais velho de cinco filhos. Quando era pequeno, ela batia-me com uma régua.
O liceu que frequentei era originalmente uma escola só para raparigas, mas decidiram tentar admitir também rapazes.
É verdade. Era a melhor escola para raparigas em Tóquio, por isso as notas das alunas eram incrivelmente altas. O que fez com que eu odiasse ainda mais estudar. (risos) Quando saí do liceu, perguntei-me o que devia fazer. Os meus pais disseram que eu podia ir para a universidade desde que fosse pública. Nessa altura, por coincidência, um amigo que gostava de arte disse-me que os exames de admissão para os departamentos de pintura japonesa consistiam em nada mais do que pintar algo em aguarela. Eu nunca tinha feito pintura japonesa – nunca mesmo – mas fiz o exame na Universidade de Artes de Tóquio, e por alguma ironia do destino passei. Era um mundo cheio de pessoas que levavam a arte a sério e desprezavam a manga.