Miyamoto-san, até agora falámos sobre os novos tipos de jogo adicionados à DSi, mas certamente alguém dirá que as câmaras e leitores de música são fornecidos de série nos actuais telemóveis. O que dirias em resposta a esta observação?
Bem, esses tipos de preocupações surgem sempre durante as fases de planeamento. Tal aconteceu relativamente ao Wii Fit, e ainda mais quando criámos a Nintendo DS.
É verdade. Quando tentamos fazer algo novo, é certo que irão surgir objecções. As noções preconcebidas relativamente a funcionalidades como câmaras e leitores de música tornaram-se intrínsecas devido aos produtos existentes, pelo que quando tentamos explicar algo novo, pode ser quase impossível conseguir estabelecer uma distinção em relação aos produtos anteriores utilizando apenas palavras.
Alguns podem dizer que os telemóveis são suficientes. Para tal, tudo o que posso dizer é: "Não, vê o produto final. É completamente diferente." Queremos criar algo com que possa jogar, algo divertido, e dedicamo-nos a essa finalidade.
É verdade. A Nintendo não tem qualquer intenção de competir directamente com produtos existentes, mas a comunicação de massas tem tendência a retratar tudo como uma rivalidade entre empresas concorrentes. Parece que algumas pessoas têm a impressão que pretendemos competir com telemóveis ou com o iPod, que a colocação de câmaras ou leitores de música nos nossos dispositivos não é característico da Nintendo. Espero que aqueles que têm tal impressão se interessem em ver o que a Nintendo consegue fazer quando se dedica a agradar o maior número de pessoas possível que pegue numa DS, e espero que eles próprios peguem numa.
Agora, nesta parte final, gostaria que todos dissessem algumas palavras sobre o que pensam que torna a Nintendo DSi diferente de outros dispositivos electrónicos existentes no mercado. Vamos começar pelo Akifusa-san.
OK. Gostaria apenas de dizer mais uma vez que o DSi Sound é mais do que um leitor de música — permite jogar com o som. Decompusemos o leitor de música, uma das principais funcionalidades da DSi, para uma fácil compreensão e utilização.
Poderá parecer que estou a tentar dar um exemplo extremo, mas uma vez que todas as DSi têm as mesmas listas de reprodução, creio que quando os utilizadores encontrarem os seus amigos vão dizer: "Ei, o que tens na tua lista Top 10.
Uma vez que a DSi tem dois ecrãs e o ecrã táctil, é mais fácil adicionar canções às listas de reprodução do que num computador. O desenvolvimento do DSi Sound teve origem numa ideia do Miyamoto-san, mas quando vejo o produto final sinto que possui um valor enquanto leitor de música que os leitores anteriores não possuem?”
Isto porque a DSi tem altifalantes com qualidade de som e volume melhorados. Obviamente, não se compara à utilização de auscultadores totalmente revestidos, mas mesmo que não utilizemos auscultadores, podemos desfrutar da audição de música com a nossa família na sala de estar ou de jantar. Podemos desfrutar em toda a casa, na casa de banho ou no quarto, sem nos preocuparmos com qualquer cabo de auscultadores.