Eu disse isso?
Voltando ao Mario 64, uma vez em que Kotabe-san estava a olhar para trás no tempo, ele disse que podia finalmente fazer o que sempre quis.
Não disseste que estavas feliz com o que se tinha tornado possível nessa altura, mas que podias fazer o que sempre tinhas querido. Isso fez-me realmente feliz.
Houve outra coisa nessa época que me impressionou fortemente. Assim que os jogos se tornassem 3-D, tornar-se-iam normalmente mais realistas, o que eu pensei que envolveria introduzir a captura de movimento. Quando rejeitaram isso, fiquei surpreendido.
Apesar de normalmente querermos usar elementos reais, rejeitaram isso e foram numa direcção diferente. Pensei que isso era algo realmente importante.
Bem, muito tempo antes quando estava a criar o Popeye, não sabia desenhar bem, por isso copiava tudo quando criava a animação, mas quando se jogava o jogo dessa forma a resposta não era muito boa.
Mesmo que Popeye pareça movimentar-se suavemente a olho nu, não o conseguimos movimentar como queremos, o que não me parecia ser bom para o mundo dos videojogos.
Quando carregamos num botão, queremos uma resposta imediata. Se há um movimento preparatório antes dela, não nos parece bem.
Por exemplo, quando carregamos num botão, Link puxa imediatamente a sua espada, mas depois volta lentamente atrás, e na segunda vez faz um golpe limpo. Assim, quando decidi combinar o movimento suave e a interactividade satisfatória, sabia que simplesmente importar técnicas de animação existentes não chegaria.
O nosso ponto forte era que iríamos pensar seriamente nisso e tentar alcançá-lo. Durante algum tempo eu só pensei nisso.
Não estava a rejeitar o movimento realista. Estava a dar prioridade à sensação que se tinha a jogar o jogo em vez de ao movimento suave. E quando mostrar o movimento era um elemento importante, enfatizávamos os movimentos suaves. Lembro-me de ocasiões em que falei com bastante fervor sobre estes assuntos.
Mas depois de te teres envolvido no Pokémon, não passámos praticamente mais tempo nenhum a trabalhar juntos.
18 Pokémon Stadium foi lançado originalmente para a Nintendo 64 em 1998. Ligava-se com software para a Game Boy.