Em primeiro lugar, porque não se apresentam.
"Chotto"
Bem, chamo-me Shinya Takahashi e faço parte do Departamento de Desenvolvimento de Software & Design. Neste projecto, a minha função foi coordenar o DSiWare como um todo, tendo trabalhado simultaneamente o jogo Brain Training1. Já tinha participado na sessão sobre o DSi Browser de Iwata Pergunta, e estou muito satisfeito por estar aqui mais uma vez.
Chamo-me Koichi Kawamoto e também faço parte do Departamento de Desenvolvimento de Software & Design. Anteriormente, fiz parte da equipa de desenvolvimento dos jogos Brain Training e More Brain Training2. Desta vez, fui o responsável pelo desenvolvimento de Quick Brain Training. (Note-se que o título original japonês é Chotto Brain Training, sendo que “Chotto” é uma palavra algo ambígua que pode significar, por exemplo, “rápido”, “um momento” ou ainda “um pouco”).
A ideia do jogo Quick Brain Age surgiu de uma reunião de um subcomité realizada quando estávamos a desenvolver a DSi enquanto nova consola de jogos, não foi? Não lhe chamávamos subcomité… de qualquer coisa que não me lembro?
Para formar esse subcomité juntaram-se membros de diferentes equipas para pensar numa série de títulos para software de pequena dimensão que poderiam ser descarregados da Internet, no seguimento do conceito “My DS”.
Exacto. E esse subcomité incluia-te a ti, ao Goro Abe da equipa do WarioWare: Snapped!, Akifusa-san da DSi Sound e a mim.
E sem nada que realmente fosse diferente de tudo o resto, multiplicavam-se os possíveis projectos. É uma situação muita chata.
Eu não tive a oportunidade de participar nas reuniões, mas só de ver o Kawamoto-san correr de um lado para o outro, tive a impressão que já duravam há algum tempo.
E duravam mesmo. As reuniões continuaram por uns seis meses… não, acho que até foi mais tempo. Surgiu a ideia de fazer uma série Chotto, mas ficou perdida algures na pilha de propostas que já estavam em cima da mesa.
Estávamos a falar sobre o que deveria vir a seguir à marca Touch! Generations, e o Iwata-san sugeriu (meio a brincar, acho eu): Chotto! Generations. (risos)
Sim, estava mesmo a brincar quanto à criação da marca Chotto! Generations, mas estava a falar muito a sério em relação à série Chotto. Acho que cada vez mais as pessoas hesitam em jogar estes jogos porque, apesar de considerarem que são muito divertidos, também pensam que é algo que lhes vai tomar demasiado tempo.