Quando te juntaste à Toei Animation, que tipo de trabalho fazias?
Após cerca de três anos começamos a entender o movimento e conseguimos começar a desenhá-lo.
Sim. Mas então Hols: Prince of the Sun4 apareceu em 1963. O Sr. Takahata era o realizador. Foi então que me tornei mais corajoso no que toca à animação.
Até então eu andava mais ou menos a meio gás. Mas Hols: Prince of the Sun foi a primeira obra como realizador do Sr. Takahata, por isso ele investiu tudo nele. Pensou muito acerca do que se esperava dele, do que ele queria expressar, e da caracterização psicológica subjacente. Também esperava muito da equipa. E enquanto me tentava manter à altura dele, a minha confiança começou a crescer.
Esse filme deixou-nos orgulhosos do trabalho que investimos nele. Depois disso tivemos a coragem de enfrentar o que quer que fosse que nos aparecesse à frente. Mais tarde, depois de cerca de 12 anos, deixei a Toei Animation.
Não posso continuar sem mencionar outro tópico em particular. Como é que foi trabalhar em Heidi, Rapariga dos Alpes5?
5 Heidi, Girl of the Alps foi uma série televisiva animada com 52 episódios e transmitida em 1974. Produzida pela Zuiyo Eizo Co., Ltd.
Cheguei ao projecto Heidi como resultado de deixar a Toei Animation. Como mencionei anteriormente, estava decepcionado por não poder fazer mais trabalhos altamente criativos na Toei Animation. Nessa altura, uma certa empresa de produção contactou o Sr. Takahata, Miya-san e a mim para a adaptação de uma determinada obra famosa de literatura infantil.
Não, não sabia o que fazer. Tinha trabalhado com algumas dessas pessoas durante muito tempo. Mas queria mesmo fazer aquela animação, por isso pus as dúvidas de lado e fui em frente. Tudo isto estava muito bem, mas então o autor original não deu autorização.
Se tivessem podido fazê-lo, pergunto-me como teria sido. Gostava de poder ver como teria ficado.