Disse? Ah... é verdade…
Foi assim que reunimos as funcionalidades para jogar com as câmaras. Finalmente, todos percebemos o que iria ser a Nintendo DSi — o design, funções e funcionalidades. Mas então o Miyamoto-san disse que faltava algo.
Eu não estive muito envolvido no desenvolvimento da Nintendo DSi, mas há já muito tempo que falava sobre este projecto com o Iwata-san, pelo que ocupa um lugar especial no meu coração. Há já algum tempo, entreguei ao Iwata-san uma lista daquilo que, a meu ver, a Nintendo DSi deveria realizar. Era uma lista extensa, e à medida que as especificações actuais começaram a ganhar forma, a lista foi ficando gradualmente mais pequena. Antes que desse conta, algo que pensara que iria permanecer tinha desaparecido.
Então, um dia, quando as especificações estavam a ficar assentes, reparei que a proposta de música tinha desaparecido. Disse: "Ei, o que aconteceu à música?" e disseram-me que poderia ser transferida posteriormente através da DSi Shop. Nem queria acreditar! (risos)
O desenvolvimento estava já nas fases finais. (risos) Faz-me lembrar como, durante o desenvolvimento da Wii, incluiu o Canal Mii no último momento.
Tens toda a razão. O facto de se tratar de uma das funcionalidades de série da unidade ou de algo que é transferido através da DSi Shop tem um grande impacto na adesão das pessoas à unidade. No entanto, a razão pela qual o DSi Sound não foi incluído desde o início deveu-se à falta de tempo. Os programadores tiveram os seus motivos.
Mas nessa altura o Miyamoto-san disse: "Aqui estão algumas das minhas ideias!" Disse que podíamos apresentar eixos verticais e horizontais para manipular o tom e a velocidade da reprodução usando o stylus . Quando ouvi esta ideia pensei logo que seria perfeita, pelo que acabei um pouco à parte e a dar dores de cabeça aos outros. (risos) Antes disso estava à defesa, e dizia: “Não, é impossível!” (risos)
Podemos divertir-nos bastante simplesmente alterando a velocidade e o tom. Podemos fazer a voz da nossa mãe soar como a de um velho, e é bom para copiar licks de guitarra de ouvido e dominar expressões em inglês. Basicamente, podemos facilmente jogar com esta funcionalidade da mesma forma que costumávamos jogar com gravadores de cassetes. Era isso que pretendia criar.
E a pessoa encarregue de criar o DSi Sound tão em cima da hora foi o Yusuke Akifusa. Podes apresentar-te?
Desde que cheguei à Nintendo que tenho trabalhado sob a supervisão do Miyamoto-san, criando software no Departamento de Desenvolvimento de Software da Divisão de Análise e Desenvolvimento de Entretenimento. Estava encarregue de criar o leitor de música para aquilo a que demos o nome de DSi Sound.