OK, agora vamos falar sobre o Flipnote Studio. O tipo de animação flick book que se desenha nos cantos dos livros e o tipo de animação em que Kotabe-san trabalhou são sob alguns pontos de vista opostos totais, mas poderíamos também dizer que vêm da mesma fonte. Koizumi-san, o que pensaste quando mostraste o Flipnote Studio a Kotabe-san? Tendo sido o aluno do mestre durante tanto tempo, estavas entusiasmado ou receoso?
Pensava que ele iria certamente gostar. Quando lhe expliquei pela primeira vez, sabia que se lhe dissesse que queria fazer com que as imagens se movessem ele compreenderia, por isso podia abordá-lo de cabeça bem erguida.
Kotabe-san, o que pensa acerca desta empresa em que trabalhou durante tanto tempo subitamente criar algo a que alguns podem chamar o ponto de partida da animação e oferecê-lo gratuitamente às pessoas que comprem a nova consola de jogos da Nintendo, a Nintendo DSi?
O quê? É gratuito? Não sabia isso. Oh… é bastante extraordinário. Nos meus tempos demorava séculos até conseguirmos ver algo a mover-se de facto num ecrã.
Costumávamos aprender o movimento à mão, desenhar imagens frame a frame e vê-las em sequência para aprender a velocidade geral. Mas à mão, algo podia subitamente aparecer um pouco deslocado.
É claro que agora temos computadores, por isso podemos ver o tempo real, mas é espantoso como é fácil com o Flipnote Studio. Além disso, podemos usar dezenas de frames e há também as definições de frames. Penso que isto só é possível porque Koizumi-san sabe de animação.
Kotabe-san desenhava a arte original e eu criava as provas que lhe dava para ele verificar. As linhas que ele desenhava eram tão graciosas. Ele consegue desenhar arte linear que se destaca sozinha, por isso desde essa altura que pensei que era possível completar uma obra de animação simplesmente através de linhas e movimento.
A animação japonesa tem linhas graciosas e um movimento incrível. As técnicas de movimento descobertas por Kotabe-san e outros envolvidos nos primeiros tempos da Toei Animation são muito impressionantes, por isso sinto que as quero desenterrar novamente.
Primeiro vamos apenas lançar as necessidades básicas, e mais tarde, quando toda a gente quiser mais funções, vamos lançar a Version 2. Se déssemos aos utilizadores um manancial de funções de uma só vez, eles poderiam ficar confusos. Igualmente, as funcionalidades mínimas necessárias estão explicadas por escrito, mas apenas ícones servem para tudo o resto. Quando alguém repara num desses ícones, ele ou ela perguntar-se-ão o que é e experimentá-lo-ão. Gostaria que toda a gente ensinasse aos outros o que aprenderam.