O que queres dizer com actividade extracurricular?
Admiro muito o vosso entusiasmo, mas não é algo que, nas minhas capacidades oficiais, possa condenar abertamente. (risos)
Está bem. Dito de outro modo, era o nosso projecto secreto. (risos) Foi assim que começou, mas ao início não tínhamos bem decidido o que queríamos fazer. Mas Shimizu-san já andava a dizer há uns tempos que gostava de criar uma espécie de rede.
Por isso, tentámos uma série de projectos de rede possíveis para a Wii, mas nada nos saía bem. A certa altura, mudámos de direcção e decidimos dar uma oportunidade à Nintendo DS. Shimizu-san desenhou uma imagem na Nintendo DS e criou software para o mostrar na Wii. Ele gosta muito de desenhar.
Os seus desenhos têm um estilo distinto. Quando os vi, sabia o que queria. Disse que devíamos usá-los para fazer um livro animado e, dois dias depois, estava feito. Depois começámos a falar e pensámos que, como a Nintendo DS tem um microfone, podíamos acrescentar som – e no dia seguinte estava feito. O protótipo deste software ficou terminado em apenas alguns dias.
Koizumi-san só me tinha falado um pouco sobre o assunto, mas achei muito interessante. Mal dei por isso, já estava a trabalhar no projecto!
No início de Abril de 2008. Na altura, pensámos em chamar-lhe Flipbook Workshop. Podias fazer o livro animado e vê-lo. Mas, um dia, um dos programadores rejeitou a ideia, dizendo que não tinha nada a ver com livros animados.
Pois. Mas disse que era divertido ver livros animados feitos por outras pessoas. Pensando bem, acho que Shimizu-san criou o software originalmente para si mesmo, para poder tirar notas.
Sim. Queria uma ferramenta de gravação de notas. O protótipo era um brinquedo para desenhar, mas não conseguia guardar informações.
Foi por isso que, um dia no comboio, me apercebi que o tínhamos de transformar num bloco de notas que qualquer pessoa pudesse usar para tomar notas e partilhá-las ou guardá-las só para si. Quando cheguei ao trabalho nesse dia, a primeira coisa que fiz foi dizer a Shimizu-san que o software devia chamar-se Ugoku Memocho (bloco de notas em movimento) – ou simplesmente Ugomemo – em vez de flipbook. Lembras-te?
Depois disso, pensámos em permitir que mudassem o que tinham feito com o Flipnote com os amigos ao lado usando a capacidade de comunicação local da Nintendo DS, mas apercebemo-nos de que só isso não era suficiente. O software que Shimizu-san tinha feito originalmente ligava a Wii e a DS e mostrava uma série de notas alinhadas no ecrã da Wii.
A consola Wii substituiu o servidor de rede, permitindo a troca de dados com a Nintendo DS.