A Nintendo DSi tem uma memória interna, que possibilita o download de jogos e aplicações. Por agora, gostaria de falar sobre o DSi Browser, que estará disponível para utilização imediata após o lançamento da DSi. Comecemos pelas apresentações.
Eu sou Shinya Takahashi do Departamento de Desenvolvimento e Design de Software. Supervisiono, em particular, equipas que criam ambientes de desenvolvimento de software e equipas que concebem software como o Brain Training, o English Training e o Daigasso! Band Brothers. (Daigasso! Band Brothers foi um jogo da DS apenas lançado no mercado japonês) Desta vez, ocupei uma função relativamente abrangente a coordenar aspectos de projectos como o DSi Menu e as Câmaras DSi, bem como o DSi Browser, que apresentaremos aqui, e, posteriormente, o software para download.
Eu sou Eiichi Shirakawa. Fui responsável pelo DSi Browser. Servia especialmente como nosso intermediário com o Opera (1). Avaliava, também, quaisquer problemas tecnológicos que surgissem durante o desenvolvimento do produto e trabalhava no sentido de resolvê-los.
1. Software Opera: Empresa norueguesa de desenvolvimento de software, que trabalha em navegadores de Internet há muito tempo.
Eu sou Satoshi Furuwaka. Trabalho habitualmente em interfaces de utilizadores de jogos. Especializei-me em tentar torná-las tão simples de utilizar quanto possível. Desta vez, estive encarregado de tornar o navegador de Internet da DSi, o DSi Browser, tão fácil de assimilar e utilizar quanto possível.
Shirakawa-san e Furukawa-san têm trabalhado em navegadores de Internet desde o Canal de Internet da Wii. No processo de criação do hardware da Nintendo DSi, o funcionamento fluido do browser logo se assumiu como uma prioridade. Podes dizer-me o que estavas a pensar nessa altura?
O meu objectivo principal era conceber um browser que eu próprio tivesse satisfação em utilizar. Em termos simples, de modo a fazê-lo fluir, precisávamos de aumentar a velocidade de resposta. Queríamos concretizar isso na maior medida possível. Um navegador de Internet que não corra rapidamente e de modo desobstruído não vale grande coisa. Eu achei que, se não removêssemos esse obstáculo, não poderíamos sequer lançar o produto, e comecei relativamente cedo a incentivar os outros a atacarem o projecto com esse espírito.
Estou a ver. Quando emergiu esta imposição de tornar o browser “fluido”, o que pensaram vocês, Shirakawa-san e Furukawa-san?
Hum… A Nintendo DSi é uma consola de jogos portátil. Por isso, quando comparada com os computadores e a Wii, existem restrições de hardware.
Exacto. Portanto, a primeira coisa que tivemos de fazer foi óbvia. Com o Nintendo DS Browser original, sempre que uma acção era realizada, algum tempo passava até que o programa a processasse e reproduzisse no ecrã. Decidimos, então, tornar esse tempo de resposta quase instantâneo, numa relação de 1/60 de um segundo. Mesmo que uma página de Internet fosse um pouco lenta a aparecer, queríamos pelo menos mostrar alguma coisa a mexer-se. Isto já tinha sido feito para o Canal Internet da Wii, de modo que decidimos tomar igualmente esse caminho com o DSi Browser. Abordámos a Opera, cujos responsáveis se mostraram de acordo. Assim, em conformidade com tal política, fizemo-lo de modo a que os utilizadores pudessem percorrer uma página em tempo real.
Nós, os que estávamos a trabalhar no DSi Browser, lembrámo-nos de um slogan para descrever como queríamos fazê-lo. Esse slogan era “Já e Depressa!” (Make it Snappy!”) Quando estávamos a acertar as especificações e os planos, havia muita coisa que queríamos fazer para tornar o produto divertido ou útil, mas, durante algum tempo, deixámos tudo de lado e concentrámo-nos em torná-lo rápido! Se tentássemos criar algo com utilidade e graça, mas que não funcionasse fluidamente, os nossos planos sairiam frustrados.