Olá, leitores do Iwata Pergunta. Chamo-me Yasuhiro Nagata do “Hobo Nikkan Itoi Shinbun”, um website trazido até ao público por Shigesato Itoi. Eu tenho estado a editar esta série de conversas.
(Shigesato Itoi é um famoso redactor e designer de jogos. É mais conhecido pelo seu simples, mas admirável, trabalho como redactor, o qual influenciou bastante a indústria japonesa de redacção. Conhecido como criador da série Mother da Nintendo (conhecida como Earthbound nos Estados Unidos), Itoi deu a voz à personagem de pai na versão japonesa do filme de animação O Meu Vizinho Tatoro.)
Há algum tempo atrás, quando a Wii foi lançada, eu conduzi uma edição especial de uma entrevista do Iwata Pergunta, e gostaria de fazer o mesmo mais uma vez. Claro que o meu entrevistado vai ser Satoru Iwata, Presidente da Nintendo.
Tal como na nossa edição especial anterior, espero que me permitas colocar algumas questões directas, sem me prender estritamente a nenhum tema em particular. Primeiro, gostaria de formular uma questão sobre algo que me deixou abismado quando ouvi pela primeira vez as notícias sobre a Nintendo DSi. O timing foi um pouco surpreendente. Como aconteceu isso?
Sim. Não foi somente o timing, até porque a DS Lite ainda estava a vender bem. Lançar uma nova DS não seria prejudicial, mas eu pensei, “Tão cedo?!”
Bem, quando usamos uma consola de jogos DS ou quando vemos os outros a usar as suas, sempre pensamos no que poderia ser feito para que mais pessoas a pudessem usar. Quando fizemos a Wii, a nossa motivação principal foi descobrir uma forma de a tornar divertida, e as nossas acções foram ao encontro dos utilizadores. Depois disto passou a existir um enorme interesse no que aconteceria se aplicássemos a mesma filosofia à DS. Por isso um dos factores do nosso timing foi o desejo enquanto criadores de colocar em prática as nossas ideias. Por isso fizemos o que fizemos nessa altura.
Bem, estamos a apresentar isto como a terceira iteração da série de plataformas Nintendo DS. Não é uma consola de jogos da próxima geração. É apenas uma pequena mudança. Basicamente, debruçámo-nos sobre as áreas em que os utilizadores gostavam que as DS fossem diferentes e fizemos melhorias. Aumentámos ligeiramente o tamanho do LCD, melhorámos o áudio e tornámo-la mais fina, porque eram estas as principais alterações que os utilizadores desejavam.
Talvez outra razão para que o lançamento me tenha parecido muito rápido, é porque na realidade não parecem “pequenas alterações”. Vocês não se limitaram a torná-la mais fina e a melhorar o som, adicionaram uma série de funções novas consideráveis tal como as câmaras e a Nintendo DSi Shop, por isso parece uma peça de hardware nova.
Na sua raiz, continua a ser uma DS. Não é inteiramente um hardware novo. (risos) No entanto, penso que de forma a pedirmos aos nossos consumidores que a comprem, é necessário adicionar-lhe características que nunca tenham visto antes, conferir-lhe alguma novidade. Se tudo o que tivéssemos feito fosse mudar um pouco o seu design, seria difícil colocá-la no mercado.
Foi por isso que desta vez adicionámos câmaras, a funcionalidade de um cartão de memória SD e a Nintendo DSi Shop, que permite aos utilizadores o download de software. Se estas caraterísticas estimularem o mercado da DS e muitas pessoas utilizarem as suas consolas mais frequentemente, e lhes adicionarem software extra, as nossas oportunidades de negócio expandem-se, e as possibilidades de novos clientes jogarem os nossos jogos vão aumentar.