Agora, gostava de perguntar a todos como pensam que se espalhará a utilização do Flipnote Studio. O que achas, Koizumi-san?
No meu primeiro ano no departamento de artes multimédia na universidade, havia uma cadeira em que todos tinham que realizar o seu próprio filme. Os estudantes que queriam ser argumentistas ou cameramen, todos, tinham que realizar um filme em oito milímetros. Filme de oito milímetros para três minutos.
Exacto. Eu pensei que fazer isso era uma tarefa verdadeiramente boa. Toda a gente gostava de realizar um filme, mas quase ninguém tem oportunidade. Mas agora que toda a gente consegue fazer animação facilmente com o Flipnote Studio, pessoas inesperadas poderão agora mostrar um talento inesperado. Espero que o Flipnote Studio os incentive a fazê-lo.
Exactamente. Alguém no escritório de Tóquio que não era um designer ou programador fez algo incrível com ele. Quando o vi, pensei, “AHA!”
Kotabe-san, a animação que os utilizadores fizeram com o Flipnote Studio pode ser publicada na internet e partilhada com outros. As pessoas com talento oculto em todo o mundo têm uma oportunidade de partilhar o seu trabalho globalmente.
Tenho a mesma opinião que Koizumi-san, mas… penso que vou usar esta oportunidade para fazer alguma RP para o Wii Music. (risos)
O Wii Music é muito semelhante ao Flipnote Studio. Durante muito tempo, a Nintendo trabalhou no desenvolvimento de jogos como ferramentas de edição. Acho que o videojogo por excelência é uma ferramenta de design auxiliada por computador. Sempre disse que se tivéssemos a ferramenta perfeita para, por exemplo, nos permitir desenhar uma imagem como quiséssemos, seria o software mais apreciado, mas era muito difícil de consegui-lo.
É um tema que continuámos a abordar à medida que criávamos jogos todos estes anos. Em 2008 terminámos o Flipnote Studio e o Wii Music. Espero que um dia haja pessoas que digam que queriam tornar-se músicos devido ao Wii Music ou criadores devido ao Flipnote Studio. Nessa perspectiva, acho que o ano 2008 marcou uma nova era.
Band Brothers DX é um tipo de jogo um pouco diferente, mas pode partilhar a sua música com outros.
De facto, 2008 foi um ano rico! Diz-se com frequência que este tipo de projectos não corre assim tão bem, mas tenho uma sensação de que irão correr bem num futuro muito próximo, como no ano 2009 e 2010.
20 Made in Ore (título japonês): software para a Nintendo DS com lançamento previsto no Japão em 2009. Software que permite aos jogadores criar e jogar os micro-jogos que aparecem na série WarioWare.