Nesta entrevista, o Sr. Iwata fala com membros da Hatena Inc., com quem a Nintendo formou uma parceria. As duas empresas colaboram em serviços que apoiam o Nintendo DSiWare, o “Flipnote Studio”, assim como os criadores internos da Nintendo. Esta entrevista foi publicada pela primeira vez em japonês em Dezembro de 2008.
Claro. Chamo-me Junya Kondo e trabalho na Hatena Inc.1 Muito obrigado por me teres convidado.
Temos um website chamado Hatena. Foi criado em 2001 e há já sete anos que oferecemos uma variedade de serviços (essencialmente no Japão), tais como blogues, álbuns de fotografia e marcadores de páginas (bookmarking). Recentemente, colaborámos com a Nintendo numa experiência incrivelmente interessante de oferta de um serviço inédito.
1 Hatena Inc. é uma empresa online que desenvolve serviços tais como Jinriki Kensaku Hatena e Hatena Diary. Foi fundada em 2001, com sede em Quioto.
2 Hatena Bookmark é um serviço de nova geração que permite ao utilizador gerir os seus websites favoritos online, ver que outros websites estão a ser usados por terceiros e pesquisar informação na Internet.
Há já algum tempo que queria desenvolver um negócio no estrangeiro. Vivi em Silicon Valley (Califórnia, E.U.A.) durante dois anos. Mas dizer que se vai desenvolver algo a nível global é uma coisa, fazê-lo é bem mais complicado. Quando me comecei a aperceber disso, as consolas Nintendo DS e Wii foram lançadas e a resposta do público, especialmente relativamente à Wii nos E.U.A., foi incrível.
Acho que continua a ser emocionante. Fiquei contente por ver uma criação japonesa resultar em tamanha animação por todo o mundo. A partir daí sempre desejei fazer algo que entusiasmasse o mundo. Era uma espécie de objectivo para mim, e apercebi-me de que era possível desenvolver algo globalmente no Japão – tal como a Nintendo fazia – e regressei a Quioto na Primavera de 2008.
Originalmente, a Nintendo não se focava em todo o mundo. Em Quioto fazíamos o que considerávamos ser divertido, e os japoneses recebiam bem as nossas ideias. Só depois começou a espalhar-se para o resto do mundo. Pode-se dizer que a Nintendo tem oferecido ao mundo criatividade originária de Quioto, já que tantas ideias e tantos trabalhos criativos nasceram e foram desenvolvidos lá.
Há muitos engenheiros que trabalham na Hatena, mas originalmente eu era designer e há cerca de um ano tornei-me director da Hatena. Desde então que tenho vindo a desenvolver o serviço de miniblogue Hatena Haiku, o serviço de partilha de fotos Hatena Fotolife, e o serviço de dicionário Hatena Keyword. Também orientei o desenvolvimento da interface na abertura e na renovação dos websites.
No início, eu e Kondo-san visitámos a Nintendo e falámos do projecto, por isso era natural que me envolvesse.
Ninomiya-san é o nosso “especialista de coisas divertidas.” Arranjámos uma sala perto do escritório com um designer e um programador para uma das nossas sessões de brainstorming e começámos logo a trabalhar nas ideias.