Escrever o problema numa etiqueta
Regressando ao que disseste acerca de ficares chocado quando Yokoi-san te chamou de pessimista, mudaste depois disso?
Não, as circunstâncias na altura eram ligeiramente diferentes. Não éramos membros da mesma equipa. Foi uma conversa que tivemos enquanto trabalhávamos em separado mas com o mesmo objectivo.
Mas sim, as suas palavras chocaram-me. Nessa altura, acho que, ao contrário do que sou agora, não era o tipo de pessoa que procura agressivamente uma solução. Se tivesse feito parte de uma equipa liderada por Yokoi-san, não teria sido muito fácil para mim.
Mas, por natureza, sou o tipo de pessoa que gosta de reunir razões contra alguma coisa em detrimento de razões a favor dela. Quanto mais pensava sobre as palavras de Yokoi-san, mais me entendia a mim próprio.
É assim que penso sobre as coisas. Se fizer isto, o resultado será “x”; se fizer aquilo, o resultado será “y”. Imagino todos os cenários.
És capaz de atribuir um nível ao tamanho e à influência de vários obstáculos. Isso é importante, não é?
Sim. Se consegues fazer isso, consegues tomar decisões sólidas. Assim, quando uma pessoa mais nova pergunta porque é que a sua ideia não é boa, penso sempre que deve ser essa pessoa a reflectir sobre isso.
Certo. É um desperdício se disseres apenas “Oh, essa ideia não é boa” e te esqueceres dela.