O Super Mario original saiu antes de qualquer um de vocês ter começado a trabalhar para a Nintendo. Eguchi-san, jogaste Mario nos teus dias de estudante?
Na verdade...não. Quando entrei para a Nintendo, comecei a viver numa casa fornecida pela empresa. Fui ao quarto de um colega para ver se queria fazer alguma coisa e ele tinha uma Famicom. Foi aí que joguei pela primeira vez.
Huh? Entraste para a Nintendo no ano após o lançamento de Super Mario, mas não sabias da Famicom?
Bem, eu sabia mais ou menos que existia tal coisa, mas... (risos) tinha jogado Game & Watch nos meus tempos de liceu.
Sim. E conhecia o nome da Nintendo como patrocinador de programas de televisão, então pensei que era uma empresa a sério.
(risos) Bem, em 1986, a velocidade à qual a informação se propagava era muito menor do que é hoje.
A Famicom foi lançada em 1983, mas só foi bem recebida pelo público em geral em 1986. Da mesma forma, só muito depois de Super Mario ter saído é que o mundo começou a reparar nele. Hoje em dia, quando um videojogo ou consola muito antecipado sai para o mercado, formam-se longas filas à porta das lojas, mas isto foi antes de isso ter acontecido.
Ao contrário de Eguchi-san, eu estava sempre a jogar Super Mario. Sempre gostei do jogo de arcade Donkey Kong .19 Punha moedas e jogava durante horas a fio. Quando soube que iria poder jogá-lo na Famicom, fiquei chocado. 19Donkey Kong: Um jogo de acção de arcade que apareceu em 1981. A versão para a Famicom foi lançada ao mesmo tempo que a consola em Julho de 1983 no Japão.
Exactamente. E o preço de venda recomendado de uma Famicom era apenas cerca de 14,800 ienes. Nessa altura, andava a explorar os microcomputadores e os computadores pessoais na escola que custavam 300,000 ou 400,000 ienes, e a Famicom era uma máquina igual ou melhor.
Era agora possível usar alguma coisa melhor na minha própria casa. Queria comprar uma Famicom, então falei com o meu professor na escola.
Fazia parte de uma espécie de clube de informática. Quando a Famicom saiu, o nosso professor disse-nos para irmos vê-la, e fui a um supermercado grande. Estava reduzida para 12,800 ienes, mas por alguma razão tinha a ideia de que o preço original de uma Famicom era 128,000 ienes! (risos)