Falei com muitas pessoas por ocasião do lançamento de Super Mario All-Stars – 25th Anniversary Edition, que comemora o 25.º aniversário de Super Mario Bros. Alguns leitores de entrevistas “Iwata Pergunta” poderão estar um pouco cansados de ouvir falar sobre isto mas hoje focamo-nos nos criadores nascidos nos anos 80. Uma vez que nasceram todos na década de 80, Super Mario Bros.1 já existia quando vocês eram crianças. Dito de outra forma, cresceram com Mario. Pedi-vos a todos para estarem aqui hoje para vos fazer perguntas sobre como foi crescerem nessa situação e depois tornarem-se os próprios criadores desses jogos. Obrigado por terem vindo. 1Super Mario Bros.: Um jogo de ação lançado para a Family Computer System (Famicom) em setembro de 1985 no Japão.
OK. Sou o Amano, do Departamento de Desenvolvimento de Software da Divisão de Análise e Desenvolvimento de Entretenimento (EAD). Era assistente do diretor de New Super Mario Bros. Wii2 e ajudei a planear os elementos estruturais gerais. Nasci em 1981 pelo que Super Mario Bros. saiu quando eu tinha quatro anos. Mas nessa altura eu ainda não tinha uma Famicom. 2New Super Mario Bros. Wii: Um jogo de ação lançado para a Wii em dezembro de 2009.
Sim. (risos) Jogava o Super Mario Bros. e o Super Mario Bros. 33 em casa do meu amigo, e quando a Super Famicom saiu, finalmente comprei uma e gostava especialmente de Super Mario World.4 3Super Mario Bros. 3: Um jogo de ação lançado para a Famicom em outubro de 1988 no Japão. 4Super Mario World: Um jogo de ação lançado ao mesmo tempo que a Super Famicom em novembro de 1990 no Japão.
Isso significa que a Famicom saiu quando tinhas um ano, e Super Mario Bros. saiu quando tinhas três.
Certo. Eu gostava mesmo da Famicom quando andava na escola primária. Guardo boas memórias de mim e do meu irmão a lutarmos para ver quem jogava melhor e para ficarmos com o comando, e de nós os dois a revezarmo-nos a jogar Super Mario Land5 na Game Boy. 5Super Mario Land: Um jogo de ação lançado para a Game Boy em abril de 1989 no Japão.
Sou Yoshida, também do Departamento de Desenvolvimento de Software. Estava a cargo principalmente da programação dos inimigos em New Super Mario Bros. Wii. Tal como Nishimura-san, nasci em 1982 pelo que Super Mario Bros. saiu quando eu tinha três anos. A Famicom estava no quarto do meu irmão mais velho. Quando andava na primeira classe, chegava a casa mais cedo do que o meu irmão, então enfiava-me no quarto dele a jogar Super Mario Bros.
Certo. Assim, desde que me lembro havia uma Famicom em minha casa. Quando andava na escola primária, a Super Famicom estava no seu auge e todos os meus amigos a jogavam. Aborrecia os meus pais para me comprarem uma mas eles recusavam sempre, dizendo: “Já tens uma Famicom, não tens?!” Então só joguei Famicom, sem ter uma Game Boy, até ter ido para o liceu em 1997.
Certo. Em 1997, quando entrei para o liceu, tive finalmente uma Nintendo 64 e o Super Mario 646, e jogava que nem um louco. 6Super Mario 64: O primeiro jogo de ação em 3D de Mario, lançado ao mesmo tempo que a consola doméstica Nintendo 64 em junho de 1996 no Japão.
Sou Fujii, do Grupo de Som no Departamento de Desenvolvimento de Software. Estava a cargo de algumas músicas de fundo em New Super Mario Bros. Wii. Nasci em 1984. Acho que recebi a minha primeira Famicom quando entrei para a escola primária, e nessa altura...