Ao longo destes 25 anos de Super Mario, estou certo de que alguns elementos foram alterados, enquanto outros permaneceram intactos. Gostaria de perguntar a todos vós que elementos são esses, a começar por ti, Konno-san.
Certo. Não pensávamos tanto em preservar mas sim em como deveríamos mudar isto ou aquilo. Sempre foi assim. Mas quando o produto final foi lançado, Miyamoto-san olhou para o que tínhamos mudado e disse que ainda não estava bem lá.
O que achas, Eguchi-san? Sei que estiveste directamente envolvido na série Mario, mas também tiveste a vantagem de ver os outros a trabalhar em Super Mario a partir de um ponto de vista objectivo.
Bem, avançámos com o desenvolvimento adoptando novas ideias que acompanhavam os tempos tentando torná-las divertidas para um público o mais vasto possível, mas no que diz respeito ao que não mudámos, diria que não cedemos às opiniões que nos rodeavam. Por exemplo, acho que alguns pensavam que iria ser uma boa ideia se conduzíssemos Mario numa direcção orientada exclusivamente para um público mais jovem, mas não seguimos esse caminho. Olhando para os desenhos ele tem mesmo uma espécie de aspecto "engraçado" mas sinto que sempre tentámos manter a imagem heróica e admirável que todos procuram. Mas, ao olhar para Mario 3 que fizemos há 22 anos, o jogo tem uma espécie de aspecto engraçado, suponho. Quando olho para trás, pergunto-me se poderíamos ter feito as coisas de forma diferente aqui e ali. (risos) Porque eu era um dos responsáveis...
Pois era! (risos) Desde Mario 2 que começou a desenhar olhos nas nuvens e em todo o tipo de coisas. Quando vi isso disse-lhe que era engraçado.
Mas desde Mario Sunshine, como os inimigos tinham uma tendência para parecerem engraçados, tenho a impressão de que o objectivo geral tem sido tentar manter isso controlado.
Foste o director de Mario Sunshine, Koizumi-san. Lembras-te de te deparares com um problema como esse?
Sim. Existiram disputas sobre o factor "engraçado" ao longo de todo o jogo. Quando estávamos a fazer Mario Sunshine, pensámos que, uma vez que é canalizador, deveríamos fazê-lo com tinta espalhada pelo corpo e pela cara. E com Mario Galaxy, a seguir a isso, fizemos uma coisa ao estilo de “space opera”, em que Mario saltava para outro planeta, aterrava profundamente, e depois virava-se e fazia uma pose. Depois Miyamoto-san veio ter comigo e disse que era exagerado. (risos)
Aposto que querias responder com "Mas disseste-nos para o tornar ‘fixe’!" (risos)