Os tempos menos felizes da Famicom
Xevious, que tinha dominado os salões de jogos, foi lançado para a Famicom e chamou muita atenção, mas nessa altura as empresas parceiras estavam a fabricar e a distribuir os cartuchos sozinhas, não era?
Certo. O negócio das licenças não estava ainda estabelecido nessa altura. Claro que à medida que a Famicom foi sendo alvo de críticas favoráveis e começou a vender cada vez mais, começámos a receber pedidos de todo o mundo que diziam “Deixem-nos criar um jogo para ela!” Mas não tínhamos uma patente relativa ao software para a Famicom, por isso tivemos de tratar isto como uma questão de direitos comerciais, dizendo que a Family Computer System é uma marca comercial da Nintendo. Mas o facto de outras empresas prepararem os seus próprios cartuchos causou problemas. Quando a Atari Inc. inaugurou o seu hardware nos Estados Unidos, seguiu-se o Atari Debacle11 e o mercado dos videojogos estagnou. 11 Atari Debacle: Em 1977, a empresa americana Atari Inc. lançou a popular consola Atari VCS, mas diz-se que a produção excessiva de software de má qualidade fez com que o Mercado encolhesse rapidamente durante a época de vendas de final do ano de 1982, resultando no fim do “boom” dos videojogos.
Existem várias teorias sobre o Atari Debacle, mas é certo que a produção excessiva de jogos inferiores fez com que os consumidores perdessem a fé na indústria e nós queríamos evitar o reaparecimento desse pesadelo a todo o custo.
Várias empresas estavam a fazer os seus cartuchos de forma independente e a Nintendo não podia garantir a qualidade, então, em resultado, surgiram alguns problemas.
Certo. A Nintendo recebeu todo o tipo de queixas. Reconhecemos que era um grande problema e que tínhamos de fazer alguma coisa em relação a isso. Então a Nintendo decidiu estabelecer um sistema de licenças para a Famicom no qual a Nintendo fabricaria os cartuchos e asseguraria a qualidade.
Muito aconteceu após o lançamento da Famicom… (emocionado) Foram tempos difíceis.
No fim, a Famicom vendeu mais de 60 milhões de unidades em todo o mundo, mas isso não signifca que tudo tenha corrido bem desde o início.
Tínhamos dado tudo por tudo para o conseguir e assim, em comparação com os Game & Watch, as vendas eram baixas.
A taxa de produção não subia mas, talvez porque estavam a vender tão bem, houve uma séria falta de oferta.
Isso foi um bug que fazia com que a bola ou as linhas brancas em Baseball 12 desaparecessem em determinadas circunstâncias. 12 Baseball: Um jogo de desporto lançado para a Famicom em Dezembro de 1983. O jogo foi lançado na Europa para a NES em 1991.