Qual era a tua visão de Super Mario Bros., quando foi lançado?
Na verdade, eu não sabia que Super Mario Bros. estava a ser feito pois tinha em mãos muitas outras coisas. (risos)
O meu trabalho é sempre assim. Tenho sempre de pensar no que vem a seguir, como o que iríamos fazer se a Famicom fosse um fracasso total.
Isso foi mesmo antes do lançamento do Disk System .13 Super Mario Bros. não foi lançado com grande euforia nem entusiasmou os fãs logo após o lançamento. 13 Family Computer Disk System: Um periférico para a Famicom lançado em Fevereiro de 1986 no Japão. Para os meios de comunicação social, a consola usava disquetes nas quais o software poderia ser gravado a baixo custo.
Nessa altura começaram a aparecer meios de comunicação dedicados a videojogos, mas não me lembro de Super Mario Bros. ter sido muito falado antes disso. Mas todos os que o jogaram sentiram-se envolvidos no jogo.
Não me lembro da data certa, mas pouco tempo após Super Mario Bros. ter sido posto à venda, fui a Tóquio numa viagem de negócios, e por acaso fiquei no mesmo hotel que Yamauchi-san. Quando o trabalho acabou e eu voltei ao meu quarto, recebi uma chamada de Yamauchi-san a pedir-me para ir ter com ele. Pensei que algo de estranho devia estar a acontecer, por isso fui até ao seu quarto. Ele disse que parecia que Mario iria ser um êxito.
Isso foi antes do lançamento do Disk System, pelo que a Nintendo estava a ir nessa direcção. Mas não acho que alguém da Nintendo tivesse alguma vez pensado que conseguiríamos encaixar tanto valor num cartucho com um ROM daquela capacidade, ou que venderíamos tantos em todo o mundo. Mas, como disseste há pouco, Iwata-san, todos os que jogaram Super Mario ficaram viciados.
Nessa altura, era mesmo um fenómeno social. Toda a gente, desde crianças a adultos, falava de técnicas secretas para Super Mario.
“Super Mario Bros. e Portopia Renzoku Satsujin Jiken14 estão esgotados. Não se prevê a edição de mais cópias. Lamentamos o sucedido.” (risos) 14 Portopia Renzoku Satsujin Jiken: Um jogo de aventura lançado no Japão pela Enix (agora Square Enix) em 1983 para PC e em Novembro de 1985 para a Famicom.
Se pensares no tipo de público que lê essa revista, esta é uma estratégia para adultos. Entra em grandes detalhes sobre o que fazer.
Antes de Super Mario Bros. ter saído, até o parlamento tinha pegado no assunto da influência dos videojogos nas crianças, e os artigos em jornais eram quase todos negativos. Mas a atmosfera viva de Mario afastou esse preconceito contra a Famicom.