Outra coisa que acho que não mudou em Super Mario Bros. é como as várias pessoas envolvidas no desenvolvimento reúnem tantas ideias. Toda a gente, desde novatos a veteranos, pode dizer: “E isto?” ou “Que tal este tipo de dispositivo?” e atirar ideias para a mesa e discuti-las, resultando em novas formas de jogabilidade. Para além disso, consegues mesmo ver que toda a gente que faz os jogos coloca neles o seu amor por Super Mario Bros..
Concordo. E outra coisa que penso que não mudou é a forma como permanece até hoje um jogo de ação clássico. Não temos de nos preocupar com o facto de ser ou não como os outros jogos. Posso dizer honestamente o que estou a pensar, do género: “É isto que quero fazer desta vez com Super Mario Bros.”
Especificamente, quando fizemos New Super Mario Bros. Wii, todos, desde novatos a veteranos como Miyamoto-san, Tezuka-san e (Toshihiko) Nakago-san18 diziam para fazermos isto e aquilo – tudo o que queriam, na verdade. 18Toshihiko Nakago: Presidente da SRD Co., Ltd. Um dos criadores de Super Mario Bros..
Todos têm a sua própria ideia de Super Mario Bros., por isso, todos dizem coisas diferentes.
Sim, mesmo todos! (risos) Mas acho que é porque todos os criadores gostam mesmo de Super Mario Bros..
Obrigado. Gostaria de terminar esta entrevista perguntando-vos o que cada um espera conseguir ao continuar a tradição de Super Mario Bros.. Fujii-san, podes responder primeiro? Ou preferes esperar?
OK. Falo com muita gente sobre Super Mario Bros., e há uma espécie de tradição oral em relação a como é.
Certo. Não o consegues colocar em palavras, por isso quero ser capaz de o apreender rigorosamente, aos poucos e poucos, e ser capaz de o exprimir completamente nos jogos.
Quando se trata do design, podes ver imediatamente se isso te vai enfraquecer ou te vai fazer perder a tua vida de uma vez.
Certo. Por exemplo, criei um pântano venenoso para o World 5 de New Super Mario Bros. Wii, mas no início disseram-me que não se conseguia perceber imediatamente que cair ali te custaria uma vida, por isso, deveria parecer mais perigoso.