Qual era o motivo da chamada da Ricoh?
Não chegou a dois meses. Queria analisar todas as possibilidades, por isso visitei a fábrica e aconteceu que a pessoa que tinha ensinado o design de circuitos à Nintendo para os seus videojogos, há já algum tempo, para a TV Game 6 e a TV Game 15, estava lá e disse “Vamos a isso!” Contudo, sem uma ideia do tipo de consola que queríamos criar, sem um objectivo em mente, não poderíamos avançar, por isso pedi, pensando que ele provavelmente diria que não, para fazer algo que pudesse executar o Donkey Kong .5 5 Donkey Kong: Um jogo de acção arcade lançado em 1981. A versão para a Famicom foi lançada ao mesmo tempo que a consola em Julho de 1983 no Japão. Na Europa, o jogo foi lançado para a NES em Outubro de 1986.
Então, por outras palavras, perguntaste se poderia fazer com que a versão arcade de Donkey Kong corresse nas grandes placas de circuito arcade com muitos circuitos integrados num pequeno dispositivo de um chip.
Sim. Agora que penso nisso, penso que fiz bem em perguntar se podíamos fazer Donkey Kong em vez de perguntar se podíamos fazer um circuito assim. Parece que os engenheiros da Ricoh estavam sedentos de um desafio que os levasse a trabalhar em nova tecnologia. Ainda mais importante para eles era a ideia de que se trabalhassem nisso, poderiam levar Donkey Kong para casa! (risos)
Para ser sincero, nessa altura não havia nada para escrever como especificações, pelo que decidimos começar por pensar em algo para vermos até que ponto esta recriação de Donkey Kong seria bem sucedida.
Certo. E nessa altura, tínhamos criadores de software como Miyamoto-san, por isso podíamos fazer sugestões, e dizer coisas como “deveria, no mínimo, ser capaz de fazer isto.” Preservámos a essência do original e pudemos recorrer à quantidade máxima de talento discutindo todos juntos como o jogo poderia ser simplificado.
A Nintendo tinha três pontos fortes nessa altura: o produto Donkey Kong, os criadores do jogo e os engenheiros de equipamento que tinham criado a placa do sistema para a versão arcade.
Provavelmente não teria chegado a lado nenhum, e Yamauchi-san teria desistido devido a frustração ou teríamos comprado um chip IC (circuito integrado) noutro lado.
Sim. Poderíamos ter feito algo normal que teria esvanecido em pouco tempo. Mas acho que não iríamos ficar bem com isso. Nessa altura, o jogo de que gostávamos mais era Donkey Kong e queríamos usá-lo a todo o custo.
Afinal, Yamauchi-san tinha-te dito para fazer uma consola que não tivesse concorrência durante três anos.
Imanishi-san, agora gostaria de te perguntar algo. Quando a Nintendo estava a braços com o desenvolvimento da Famicom, não estavas directamente envolvido, mas estavas a dar uma ajudinha de várias formas e supervisionavas à distância para te certificares de que o desenvolvimento estava a correr bem. O que pensavas do desafio a que se tinham proposto?
Quando começámos a trabalhar na Famicom, mal lhe toquei. A série Game & Watch estava a passar por várias dificuldades.