É mesmo verdade.
Sinto que os videojogos mudaram desde que Super Mario Bros. saiu em 1985. Até aí, pensávamos nos videojogos como algo em que colocas uma moeda para jogares num salão de jogos, mas agora também podes jogar em casa. O Donkey Kong da Nintendo, o Xevious da Namco e muitos jogos de outras empresas eram assim. Mas Super Mario Bros. foi claramente concebido para uso doméstico desde o início. Sinto que os videojogos mudaram mesmo quando Super Mario Bros. saiu, seguido de Dragon Quest.16 16 Dragon Quest: Um RPG lançado pela Enix (agora Square Enix) para a Famicom em Maio de 1986.
Penso que outro grande factor foi o nascimento do negócio das personagens. Super Mario Bros. foi verdadeiramente o começo disso.
Mas na altura, Yamauchi-san disse-me que não havia problema em licenciar Mario, mas que não devíamos licenciar Zelda.
Não, não foi isso. Ele disse que mesmo que licenciássemos Zelda, era impossível bater Mario. Foi por isso que ele disse que não o deveríamos fazer.
Essa é uma manifestação diferente da ideia de Yamauchi-san de que no entretenimento a popularidade das pessoas se centra em apenas uma coisa. Não podíamos ter Mario e Zelda a competir no negócio das personagens.
Mas Mario tinha esta popularidade. Uma das coisas que me espantou quando ouvi falar de Super Mario Bros. foi a pouca quantidade de píxeis de que era feito. Teria sido impossível mostrar o seu cabelo, por isso tiveram de o fazer usar um chapéu. Para esconder a sua boca, deram-lhe um nariz e um bigode grandes. E para roupa deram-lhe jardineiras.
Todo o design é baseado na função, tornando mais fácil distinguir a direcção para a qual está virado.
Era assim ao início, mas mesmo com o crescimento das capacidades visuais dos jogos, aquelas linhas básicas nunca mudaram. Acho que é por isso que, mesmo após 25 anos, todos ainda gostam de Mario.
Agora estou a tentar determinar a razão pela qual, ao fim de 25 anos, podes ainda divertir-te a jogar Super Mario Bros.