Sempre disseste que as pessoas não deverão fazer esforços desnecessários.
Por outras palavras, penso que por vezes trabalhas arduamente à tua própria maneira mesmo que essa actividade não seja considerada trabalho árduo. Poderás não ter notado, mas deve haver alturas em que estás a fazer algo que seria difícil para alguém como eu.
Para me usar a mim próprio como exemplo, quando estou a assistir a telenovelas inúteis, estou a trabalhar arduamente. Ou seja, quando me estou a esforçar por categorizar uma determinada telenovela como sendo má, estou a concentrar-me.
A minha cabeça está a mil à hora. “Talvez tenha um aspecto de redenção… Não. Também é mau. Hey, isto é mais ou menos… Não, tem uma execução pobre. Ele simplesmente não tem um bom desempenho. Oh, o actor não chega lá. Oh, não… Oh, agora estão preocupados com o patrocinador…”. Quando estou a ver televisão e a murmurar essas coisas para mim mesmo, estou mais sério do que quando estou em reuniões.
Sim. Já há algum tempo que não via algo criado pela equipa de produção da Kanto.
Também vi as novelas anteriores durante muito tempo mas cada vez que me sentava para as ver dizia a mim próprio que aquilo estava errado.
Até hoje, nunca tinha conseguido explicar muito bem isto aos funcionários da minha empresa mas agora consegui. Quando tentam gerar e produzir alguma coisa, o seu trabalho árduo chega demasiado tarde. Quando o trabalho não é de qualidade na altura de contribuir com ideias, é certo que o resultado não será bom.
Então, quando calha de aparecer uma novela boa, como Moteki, vejo-a com bastante concentração. Dou-lhe toda a minha atenção. E quando uma novela não é boa, penso “Oh! Poderia ter resultado numa coisa de qualidade, mas não conseguiram!”
Não é fácil! É como quando olho para o meu cão. Como poderei explicar? Tremo todo com uma sensação de descoberta mesmo que esteja apenas a ver o meu cão, como se fosse um caloiro na faculdade a assistir a um filme do Jean-Luc Godard pela primeira vez. Mas, na minha opinião, nem toda a gente pensa dessa forma e gosta de desocupar a sua cabeça quando há tanto à sua frente para descobrir.
Penso que a equipa de produção da Kansai, da telenovela da manhã, é soberba no sentido em que dá instruções durante a filmagem.
A realidade criada numa novela depende do seu realizador e do quanto este percebe ou não o sentido dessa novela. O importante aqui não é tanto a estrutura do cenário pois ela cairá por terra se não receber as indicações certas durante as filmagens. A nossa tarefa é eliminar esses locais onde algo simplesmente não nos cai bem e penso nisso quando vejo televisão.