Passaram 25 anos desde o nascimento de Super Mario e desde aí apareceram muitos jogos na série. Quando trabalhas num título Mario, em que colocas ênfase? Dito de outra forma, o que aprendeste com Miyamoto-san em relação a certificares-te de que um jogo Super Mario tem a tal “essência de Mario”?
Nos primórdios, acho que a série não tinha uma história por detrás dela que desse azo a essa conversa.
O que Miyamoto-san perguntava muito era “É divertido?” e “Parece-te bem?”. Isso aplicava-se a jogos que ele não estava a desenvolver. Por exemplo, quando eu jogava na minha hora de almoço, ele chegava-se ao pé de mim e perguntava se era divertido e eu respondia que era mais ou menos.
Quando digo “mais ou menos”, há muita coisa que quero dizer mas dizia apenas que era mais ou menos. (risos)
Nunca sabias o que ele poderia perguntar, por isso tinhas de analisar por ti próprio o que era divertido.
Mas não tenho bem a certeza se tinha algum motivo especial para perguntar se era divertido. Se calhar era só curiosidade. (risos)
Miyamoto-san não consegue descansar até descobrir o que torna alguma coisa divertida. Quando fazes um jogo em conjunto com Miyamoto-san, que tipo de coisas diz?
Ele mostrou-me a importância de introduzir elementos do jogo por ordem. Por exemplo, quando existem múltiplos cenários e inimigos, não os mostras todos juntos de uma só vez, apresenta-los um a um, por ordem.
Quando fazes isso, mesmo que múltiplos elementos apareçam combinados mais tarde, pensas “Já vi isto por isso sei como se move.”