Agora não é nada de especial mas, se a memória não me falha, nenhum jogo antes de The Legend of Zelda: Ocarina of Time tinha conseguido alternar tão bem a música da luta entre uma aventura e uma cena de luta.
Quando começava uma luta, o motivo do inimigo começava. Depois, quando a luta acabava, regressava à música original. Achei essa transição perfeita. A sensação de mergulhar na aventura foi tão forte que – e não estou a dizer isto porque na altura não trabalhava para a Nintendo – mas, para mim, Ocarina of Time é uma obra de arte.
Depois de tanto tempo a adorar Ocarina of Time, como se deu o teu envolvimento na sua versão para a Nintendo 3DS?
Por volta de março deste ano, estavam a perguntar se havia alguém disponível para trabalhar na música para este jogo. Ao início ia deixar isso com os mais novos mas Kondo-san pediu-me para os supervisionar.
Há pouco falámos de como naqueles anos se reproduzia a música de videojogos de forma predefinida na maioria dos casos. Desta vez também tínhamos certas limitações tecnológicas, e então no início decidimos reproduzi-la de forma fixa. Era complexo mudar a música em tempo real para encaixar nas diferentes situações do jogo. Por essa razão, ao início decidimos melhorar a música para que se adequasse mais ao presente. Mas quando tinha já terminado cerca de metade, Kondo-san disse de repente: “Mantém-te fiel ao som da Nintendo 64.”
Então reuni a equipa de desenvolvimento e disse: “Temos de refazer toda a música. Precisamos de recriar o som da Nintendo 64, então temos de dar o nosso melhor!” Depois começámos a refazer tudo.
Sim. Já agora, Kondo-san, porque quiseste que a música para o Hyrule Field estivesse sempre a mudar?
Quando ouvi o plano para Ocarina of Time pela primeira vez, pensei: “Este jogo vai ser enorme!” Havia este campo enorme no centro e precisavas de montar um cavalo para chegares ao outro lado!
Então mesmo que a atmosfera geral do jogo fosse a mesma, soava sempre diferente.