Certo. É por isso que depois disso tem sido difícil fazer o que quer que seja! (risos)
A minha impressão é que The Legend of Zelda: Ocarina of Time estabeleceu a “essência de Zelda.”
Uma coisa em que penso sempre quando trabalho na série é como foi difícil fazer The Legend of Zelda: Ocarina of Time, mas também foram tempos muito bons. Como mencionámos antes, estávamos a fazer uma coisa sem precedentes.
Na altura estava numa empresa diferente, por isso não precisas de me pedir desculpa! (risos)
Passar pelo processo de tentativa e erro e ver o projeto ganhar forma de dia para dia foi divertido. Todos os dias víamos o que tínhamos criado e melhorávamo-lo.
O (Kazuaki) Morita-san17, da SRD, foi quem programou. Não te limitas a cortar a tabuleta, ele flutua no lago. Quando Miyamoto-san viu isso, começou-se a rir e disse: “Isto sim, é The Legend of Zelda!” 17 Mr. Kazuaki Morita: Membro do Conselho e gestor da sucursal de Quioto da SRD Co., Ltd. Enquanto programador, participou no desenvolvimento de inúmeros títulos, incluindo jogos das séries Legend of Zelda e Super Mario Bros..
Para além de cortar os cartazes, The Legend of Zelda: Ocarina of Time era um jogo com muitas formas de jogabilidade que os jogadores estavam a experienciar pela primeira vez e que deve tê-los feito pensar: “O que é isto?” e “O que se passa aqui?” Kawagoe-san, por que achas que conseguiste fazer um jogo destes?
De certa forma, penso que foi devido a uma certa intrepidez por parte dos membros da equipa. Estávamos a familiarizar-nos com o hardware da Nintendo 64 e iniciámos o desenvolvimento num estado de entusiasmo sobre todas as possibilidades. Em resultado, os nossos sentimentos e comportamentos trouxeram muito ao jogo com uma sensação de: “Bem, se conseguimos fazer isto, então também conseguimos fazer aquilo!”
Penso que a intrepidez foi mesmo um fator importante. Vocês eram um grupo de pessoas que desconheciam o grau de dificuldade ou a morosidade do projeto. (risos)
O grupo acreditava que tudo era possível com a Nintendo 64, explorou territórios virgens, descobriu muitas coisas interessantes, adotou-as e juntou-as todas sem qualquer fricção, o que resultou numa densa concentração de material.