Sim.
Ao falar com a equipa responsável pelo Ocarina of Time original no decurso de duas conversas, perguntei-me porque se divertiam tanto a falar sobre ele. Senti que, talvez, eles tivessem gostado de assistir às melhorias diárias do jogo.
E ao falar contigo hoje, fiquei a saber que durante um curto período de tempo, descobriste muitas coisas novas. Foi um período concentrado de sucessivas descobertas em que pensavas: “Oh, estou a ver!” e “Oh, só preciso de o fazer assim!”
Quando cada dia traz novas descobertas e elas estão altamente concentradas, é divertido para a pessoa que o está a fazer, independentemente do quão exigente seja fisicamente ou do tempo que tenhas de trabalhar nele.
Certo. Por outro lado, nem sempre é divertido quando estás a produzir um jogo com toda a tua habilidade usando métodos a que estás habituado.
Mas quando passas do 2D para o 3D, descobres muitas coisas, como, por exemplo, coisas que já não são divertidas. Por exemplo, cortar a relva foi algo que apareceu pela primeira vez na série The Legend of Zelda com The Legend of Zelda: A Link to the Past.13 Quando o fizemos, foi surpreendentemente divertido. Algumas pessoas começaram a dizer que neste videojogo cortas relva usando o Spin Attack! (risos) 13.The Legend of Zelda: A Link to the Past: Um jogo de ação e aventura lançado para a Super Famicom no Japão em novembro de 1991.
Mas quando incluímos esse elemento de cortar relva em The Legend of Zelda: Ocarina of Time, foi como se tivéssemos recebido ordens para o fazermos.
Não podias ter a certeza de que se mudasses o corte de relva para 3D, isso seria muito mais divertido.
Ai sim? (risos) Conseguimos cortar as tabuletas, mas depois saberíamos que as pessoas as cortariam em direções diferentes. Quando disse que as tabuletas deveriam ser cortadas na diagonal quando Link abana a espada na diagonal, toda a gente parou e disse: “Não podemos ter a certeza do local exato onde as cortam!”
Mesmo com a Nintendo 64, isso seria impossível. Então disse: “Não, temos de fazer diferentes padrões de corte.”