Acabámos de falar sobre Koizumi-san e os seus pedidos pouco razoáveis desde Super Mario 64 até The Legend of Zelda: Ocarina of Time, mas para regressarmos ao início, Super Mario Bros. saiu (no Japão) em setembro de 1985 e The Legend of Zelda saiu imediatamente depois, em fevereiro de 1986. Sinto que Super Mario Bros. e The Legend of Zelda são muitas vezes feitos em conjunto. O desafio que a Nintendo 64 colocava era transformar esses títulos em 3D. Koizumi-san, acho que eras a pessoa mais próxima de Miyamoto-san durante o desenvolvimento. O que tinhas em mente?
Acho mesmo que são muitas vezes feitos aos pares. Ambos se enquadram na categoria “jogos de ação de mundo aberto em 3D.” Não consegui ver a diferença entre eles.
Se quisesses apontar essa diferença, seria que em The Legend of Zelda não tens de premir um botão para saltares.
Mesmo quando se trata disso, tinhas de premir um botão para saltares quando começámos a fazer The Legend of Zelda: Ocarina of Time.
Exato. Não havia forma de retirar os saltos de um jogo Super Mario. Bros., mas quando tentámos fazer Super Mario 64, a ação era um grande obstáculo. Por exemplo, se tentasses derrotar um inimigo à tua frente, os eixos não estavam alinhados e tornava-se difícil.
Sim. Quando estava na HAL Laboratory a pensar em como poderíamos fazer a série Kirby para a Nintendo 64, debatemo-nos com isso.
Sim. (risos) Quando estávamos a fazer o Super Mario 64, passávamos o tempo a pensar em The Legend of Zelda, e começámos a falar em diminuir o elemento de ação em The Legend of Zelda e a aumentar os elementos de puzzles.
Sim. Quando estava a fazer Super Mario 64, fazia notas do que queria alcançar com The Legend of Zelda. Depois quando comecei a fazer o The Legend of Zelda: Ocarina of Time, saquei dessas notas e consultei-as.
Todo o tipo de coisas, como batalhas com espadas e combates com muitos inimigos. O projeto Super Mario 64 tinha passado muito rapidamente por isso muito do que eu queria não havia sido feito e pretendia usar essas ideias em The Legend of Zelda: Ocarina of Time.
No fim, The Legend of Zelda: Ocarina of Time tornou-se eventualmente um projeto enorme que mobilizou quase toda a gente que pertencia à EAD nessa altura, mas com quantas pessoas começaste?
Osawa-san, como te envolveste no desenvolvimento de The Legend of Zelda: Ocarina of Time?