Em geral, Aonuma-san entrega-me as especificações do inimigo e estudo os desenhos e funções requeridos. Depois de pôr tudo a funcionar, vou ter com Morita-san da SRD e ele dá seguimento ao processo, criando os movimentos.
Portanto, a forma como o boss aparece é o início, como o boss ataca é o desenvolvimento, como o derrotas é a reviravolta e como o boss acaba é o final.
Isso mesmo. Dei apenas a estrutura e Morita-san e Takizawa-san deram-lhe vida enquanto eu esperei e ansiei pelo resultado. Mas, logo no início do desenvolvimento, andei a bisbilhotar e acabei por fazer os meus próprios esboços.
É verdade. Eu também já fui designer. (risos) Mas certo dia mostrei um esboço a Takizawa-san e disse: “Quero que faças um inimigo assim.” Ele cortou-me logo a palavra: “Aonuma-san, importas-te de parar de fazer os teus próprios esboços?”
Também perguntei porquê e se o meu esboço seria assim tão mau. Ele respondeu que solidificava o aspeto e ele preferia ter a liberdade para desenhar o que queria.
Não faz mal. Foi devido a sentimentos tão fortes quanto estes que obtivemos muitos inimigos com caraterísticas únicas. Na verdade, Takizawa-san e Morita-san entregaram coisas muito para além do que eu alguma vez tinha imaginado.
Eu mal tinha acabado de entrar na empresa e Morita-san já era veterano, por isso ia montes de vezes à SRD como se fosse um estagiário ao serviço dele.
Isso foi quando ainda estávamos no antigo escritório?7 7Antigo escritório: Atualmente onde se situa o Centro de Investigação Nintendo de Quioto, em Higashiyama Ward, Cidade de Quioto. Em 2000, a Nintendo mudou o seu escritório principal para Minami Ward, Cidade de Quioto.
Exatamente. A SRD e o EAD estavam em edifícios diferentes. Podíamos entrar descalços, o que sabia bem, por isso ia sempre lá.
Sim. (risos) Explicava a Morita-san como queríamos os inimigos e ele começava logo a programar. Eu observava e dizia “Será que podes fazer isto um bocadinho mais...” e 15 minutos depois ele mostrava-me o novo movimento. Fazíamos isso vezes sem conta. Acho que esse vai e vem substancial foi uma grande experiência de aprendizagem. Aprendi a fazer as coisas como se estivesse a jogar à apanhada.
É uma experiência incrivelmente valiosa a ter no terceiro ou quarto ano de casa. É como se fosses o aprendiz de Morita-san, que está neste ramo desde os primeiros tempos da consola Famicom.