Ishii-san, tens um sentimento de missão cumprida agora que acabaste The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D?
Estou a autoelogiar-me, mas acho que toda a gente da Grezzo fez um ótimo trabalho. Os membros da equipa sentiram que foi extremamente gratificante e as suas expressões quando acabaram o projeto contavam a história toda. Acho que isso se deve ao facto de ter sido simultaneamente difícil e divertido. Acho que, desta vez, o nosso maior sustento foi termos podido viver o mesmo sentimento que a equipa original sentiu.
Digo muitas vezes aos membros da equipa que nós não fazemos um jogo porque alguém nos manda. Nós olhamos para o futuro e tomamos providências. Se não tivéssemos essa atitude, perderíamos a noção daquilo que devemos fazer mais à frente.
Pedimos à Grezzo que aceitasse este desafio porque tínhamos expectativas muito elevadas em relação ao vosso trabalho e porque conhecíamos a vossa atitude em relação à criação de videojogos e as forças individuais de cada um dos membros da equipa, mas sinto que deram ao jogo ainda mais do que estávamos à espera.
O quadro geral de uma determinada coisa só se torna claro quando há várias pessoas a olhar para ela. Muitas pessoas da Nintendo adotaram esse ponto de vista. Além disso, toda a gente se serve das sugestões dos colegas para corrigir e melhorar o seu trabalho, vendo o projeto a partir do eixo horizontal, por assim dizer. E eu achei tremendamente interessante a forma como alguém como Miyamoto-san dá o seu contributo olhando para o projeto a partir do eixo vertical.
Sim. Quando Miyamoto-san jogava, dizia “Isto vai fazer os jogadores felizes. Isto não…” Essa afirmação tão simples impressionou-me muito. Miyamoto-san tem um talento especial para ver coisas, para mudar de perspetiva, em altura e amplitude.
Eu também acho que a capacidade de mudança de perspetiva de Miyamoto-san é incrível. A rapidez com que encontra uma nova perspetiva e a quantidade de meios à sua disposição é espantosa.
Desta vez, pude ver de perto como o ponto de vista de Miyamoto-san eleva todos os membros da equipa da Nintendo a um novo patamar. Uma das coisas incríveis da Nintendo é a forma como tantas pessoas procuram elevar o nível do projeto em que estão a trabalhar encorajando a visão do diretor, dizendo “Quantas melhorias posso implementar dentro da minha área de especialidade?" Por isso, a Grezzo não podia deixar-vos envergonhar-nos!
Quando soube que ia desenvolver um jogo para hardware que ainda não tinha saído, experienciei um misto de excitação e ansiedade. Mas, depois de ter falado com Miyamoto-san, Aonuma-san, Shimizu-san e Ikuta-san, a minha ansiedade desvaneceu. Quando conversei com todos, fiquei a conhecer as memórias que cada um tinha do jogo antigo e pude resolver cada uma das questões individualmente.
Tens uma expressão agradável que deixa transparecer que ultrapassaste algum obstáculo. Então e tu, Moriya-san?
O último ano tem sido uma confusão maluca. Acho que a equipa fez um ótimo trabalho e que o entusiasmo dos criadores originais transpareceu através do código-fonte antigo. Havia cerca de sete programas para um só boss. No que diz respeito a partes incompletas, alguém tinha escrito um comentário que dizia “Estou a contar com…quem quer que venha a seguir”. Tenho curiosidade em saber a quem se referia. (risos)