Obrigado pela vossa presença aqui hoje.
Hoje reuni os membros da equipa do jogo original para a Nintendo 64 The Legend of Zelda: Ocarina of Time , que saiu em novembro de 1998 (no Japão). Querem fazer o favor de se apresentarem e de nos dizerem o vosso papel nessa altura?
Certo. Sou o Osawa, do Departamento de Planeamento Especial e de Desenvolvimento. Quando o desenvolvimento de The Legend of Zelda: Ocarina of Time começou, chamaram-me para a Divisão de Análise e Desenvolvimento de Entretenimento e puseram-me a trabalhar. Este projeto tinha muitos diretores mas eu era o mais velho por isso era uma espécie de diretor geral.
Sou o Koizumi, do Departamento de Desenvolvimento de Software, em Tóquio. Ultimamente tenho trabalhado na série Super Mario Galaxy1 e em Flipnote Studio2, em Tóquio, mas não me lembro do que fazia. Criei jogos de ação em 3D um atrás do outro, desde Super Mario 643 a The Legend of Zelda: Ocarina of Time, estava a trabalhar em tantas coisas diferentes que nem sequer consigo lembrar-me bem do que fazia. 1 Série Super Mario Galaxy: Uma série de jogos de ação em 3D para a Wii. Super Mario Galaxy foi lançado no Japão em novembro de 2007, e Super Mario Galaxy 2 foi lançado no Japão em maio de 2010. 2 Flipnote Studio: Nintendo DSiWare grátis lançado para download no início de dezembro de 2008 no Japão. Permite aos utilizadores criarem imagens desenhadas à mão com o stylus. Os utilizadores podem reproduzir múltiplas páginas sucessivamente, o que resulta numa animação flipbook. 3 Super Mario 64: O primeiro jogo de ação em 3D da série Super Mario Bros.. Lançado ao mesmo tempo que a Nintendo 64 no Japão em junho de 1996.
Certo. Estava envolvido na construção de ambientes para jogos em 3D, no design de câmara, na criação de Link, na criação de itens e até em assuntos relacionados com eventos.
Sou o Kawagoe, do Departamento de Design e de Desenvolvimento de Software. Originalmente estive a cargo da programação da câmara para Super Mario 64, então chamaram-me para o projeto The Legend of Zelda: Ocarina of Time para que pudesse fazer uso desse know-how.
Sim. Mas a SRD4, à qual Iwawaki-san pertence, estava a cargo da programação de câmara para The Legend of Zelda: Ocarina of Time, e eu participei como assessor. Contudo, o argumento de Osawa-san estava a começar a tornar-se enorme pelo que eram necessárias muitas cutscenes. 4 SRD Co., Ltd.: Uma empresa fundada em 1979 que desenvolve software de videojogos e vende pacotes de desenho assistido por computador. A sede é em Osaca e os seus escritórios em Quioto são dentro da sede da Nintendo.
Atualmente prestas apoio sempre que há necessidade de uma cutscene e recebes um pedido no grupo de produção de vídeos. Pode dizer-se que The Legend of Zelda: Ocarina of Time foi o jogo que deu início ao teu envolvimento neste tipo de trabalhos?
Sim. Foi com o The Legend of Zelda: Ocarina of Time que funcionei pela primeira vez como membro da produção de vídeos.
Agora que penso nisso, The Legend of Zelda: Ocarina of Time foi o projeto que determinou o trabalho futuro de muita gente.
Aonuma-san, és um bom exemplo de alguém cujo destino foi determinado pelo jogo. (risos)