Para além de teres feito a música de Hyrule Field interativa, o que foi mais difícil no processo de recriação da música para The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D para a Nintendo 3DS?
Em primeiro lugar, foi muito difícil recriar o som de uma consola doméstica como a Nintendo 64 numa consola portátil como a Nintendo 3DS.
Quis recriar esse som distinto o mais fielmente possível, mas não teria o mesmo som que na Nintendo 64. Então aperfeiçoei-o vezes sem conta para os altifalantes da Nintendo 3DS, e, no final, ficou muito próximo da minha ideia original.
A música de fundo é reproduzida pela primeira vez durante as primeiríssimas imagens quando Link cavalga pelo Hyrule Field montado na sua Epona, certo?
Sim. É uma música bastante melosa que contém uma melodia de ocarina e um acompanhamento ao piano. Kondo-san disse que o volume da ocarina estava demasiado alto. Achei que tinha seguido o original, então pensei: “Huh? Qual é a diferença?” Pedi-lhe para a ouvir vezes sem conta e depois ele disse: “Ah, não há reverberação.”
A reverberação é o tal efeito que se assemelha a um eco que sentes numa sala de espetáculos, por exemplo. Não havia nada disso na música para Ocarina of Time 3D, pelo que a ocarina sobressaía bastante.
Tinha a ideia do som a vir de longe. Queria criar a atmosfera na música de fundo de alguém que não consegues ver na floresta a tocar uma ocarina. Quando ouvi a música que Yokota-san tinha criado, reparava que ele tinha recriado fielmente a duração das notas, mas não soava como se estivesse a vir de um local muito distante.
Pois não. Quase desisti. Temia que se colocasse reverberação na música da Nintendo 3DS, a música tornaria o jogo demasiado pesado e não executaria devidamente.
Sim. Mas Kondo-san disse-me para recriar fielmente o som da Nintendo 64 por isso, de certa forma, consegui fazê-lo soar como se viesse dos meandros de uma floresta. E, tal como discutimos há pouco, fizemos a música no Hyrule Field interativa, então acabámos por usar muito mais o CPU com o som do que o normal.