Um conto admirado em todo o mundo
Nestes 25 anos de The Legend of Zelda, muitas pessoas recordam The Legend of Zelda: Ocarina of Time como algo especial.
Eu sou uma delas. Por volta da altura em que estávamos a acabar o Super Smash Bros.14, eu, por acaso, estava em Quioto e lembro-me de levar uma cópia para casa em completo êxtase, no dia 21 de novembro. 14.Super Smash Bros. Um jogo de ação e aventura lançado para a Nintendo 64 no Japão em janeiro de 1999. Foi desenvolvido pela HAL Laboratory, Inc. da qual Satoru Iwata era presidente.
Na altura era a HAL Laboratory, mas quando joguei Ocarina of Time, fiquei surpreendido. Claro que Super Mario 64 também foi surpreendente, mas Ocarina of Time mostrou-me muito que nunca tinha encontrado em qualquer videojogo.
Isto é algo de que costumava falar em entrevistas na altura, mas tinha a forte sensação de que havíamos conseguido representar algo como o calor, o aroma e a humidade neste jogo.
Consegues notar uma certa atmosfera. Algo que disse em Iwata Pergunta: Nintendo 3DS – uma das nossas sessões de “Iwata Pergunta” sobre a Nintendo 3DS – era como este foi o primeiro videojogo que fez os teus joelhos fraquejarem quando olhavas para baixo a partir de um sítio alto, tal como quando saltas para a cascata.
Certo! (risos) Na segunda-feira reuni toda a gente e disse: “Temos de fazer uma coisa chamada ‘salto automático’!” A resposta de toda a gente foi: “O quê?!” A equipa que tinha feito os jogos Mario ia abdicar do botão de salto.
Depois conseguias saltar automaticamente sobre um buraco no chão sem teres de premir qualquer botão.
Certo. Outra vantagem era poder programar a pose que Link assumiria após o salto.
Dessa forma poderíamos mostrar Link a mergulhar de cabeça em frente a uma cascata. Uma posição de mergulho caribenha! (risos)