Selecionar itens sem olhar
O Wii MotionPlus permite-nos controlar completamente a espada do Link, e podemos parar a espada no ar, disparar um feixe com a espada e fazer um sprint, utilizando o Botão A. Mas outra grande caraterística é a grande alteração, em relação a jogos anteriores, feita ao IU, na forma como se escolhe um item.
É verdade. Como já foi dito anteriormente, nos jogos The Legend of Zelda, temos de ter a capacidade de trocar de itens muito rapidamente.
Até agora, tínhamos de abrir o ecrã do menu e escolher Bow (Arco) ou Bomb (Bomba), o que interrompia o fluxo do jogo. Para mim, isto não estava bem. Mas o realizador Fujibayashi-san e o Tanaka-san, que estavam encarregados do IU, resolveram completamente esse grande problema.
Estávamos a utilizar o Wii MotionPlus, por isso, quis fazer algo de revolucionário, até na forma como se troca de itens. E eu tive a ideia de trocar rapidamente de itens sem termos de olhar para um ecrã de itens.
Sim. Pensei que poderia ser possível com o Wii MotionPlus. Assim, depois de ter a ideia em bruto, falei com o Tanaka-san e pedi o impossível. Expliquei-lhe, fazendo gestos, do tipo: “Se fizeres assim, acontece isto”. (risos)
Quando se utiliza o Comando Remoto Wii, a solução mais comum é a seleção de itens com o ponteiro. Mas, desta vez, quisemos selecionar itens sem utilizar o ponteiro.
Isso mesmo. Fizemos testes, dispondo os itens em círculo num ecrã, e girávamos o Comando Wii Plus, como um botão rotativo, para escolher um item.
Lembraste-te de selecionar itens da mesma forma como se rodava o botão de um televisor antigo para selecionar um canal.
Exatamente. Mas só se consegue rodar o pulso 120 graus e, quando experimentámos escolher um de oito itens, acabámos por escolher o item errado muitas vezes. Foi então que nos apercebemos de que rodar o pulso não era propriamente o melhor caminho a seguir, e experimentámos inclinar o Comando Wii Plus com o braço.
Por exemplo, quando utilizamos o nosso corpo, lembramo-nos de que, se nos inclinarmos para baixo, selecionamos a Slingshot (Fisga).
Por isso, conseguimos fazê-lo sem olhar para o ecrã. Por volta da altura em que tinhas acabado de criar esse sistema, lembro-me muito bem de o Miyamoto-san gabar-se muito disso. Ele disse: “Assim que nos habituamos, conseguimos selecionar itens com uma velocidade sem precedentes e sem interromper o fluxo do jogo. É único.”
Ele chegou a mencionar-me isso, antes de estar terminado. Deve tê-lo realmente impressionado.