Como surgiu essa assistente de confiança chamada Fi?
E Link não fala, então a Fi era absolutamente necessária para representar as emoções de Link e explicar o vasto mundo do jogo. E embora mantendo a sua função de ajudante, fizemos dela uma personagem com personalidade como nunca antes para que se enquadrasse no guião.
Joguei até ao fim uma vez quando todas as áreas estavam terminadas. Não parecia muito que Fi e eu estivéssemos numa aventura juntos.
Sim. (risos) Link não faz ideia dos campos de jogo pelos quais se aventurará, mas Fi sabe todo o tipo de coisas sobre o mundo do jogo, sobre a floresta e o vulcão e por aí fora, então funciona como uma espécie de ajudante de navegação. Como dissemos há pouco, fizemos o jogo dividido em equipas (floresta, vulcão, etc), então as ligações entre os vários campos do jogo estavam em falta.
Suponho que estavam todos tão concentrados em tornar cada área tão recheada de conteúdos que não tinham tempo para pensar nessas ligações.
Penso que sim. Depois fizemo-lo de forma que quando entrasses pela primeira vez num campo novo, como o vulcão, a Fi explicá-lo-ia imediatamente, dizendo-te que tipo de local é e oferecendo conselhos. Salientámos que Link não está só na sua aventura.
Se conseguires transmitir bem a ideia de que não estás sozinho na tua aventura, isso altera a sensação do jogo?
Com certeza. Quando estás em sarilhos, a Fi não se limita a oferecer pistas. Em vez disso, acontecem coisas que te fazem aperceber de como ela é importante para Link. Ela também está envolvida na história mas não vou dizer mais nada.
A razão pela qual pedi a Oyama-san para trabalhar nesses elementos de ligação foi porque quando cada área estava a ganhar forma, notei que as ligações entre as várias áreas não eram muito boas. Quando andava à procura de alguém para preencher os vazios, ele tinha boas ideias (Nota do editor: A palavra usada originalmente é “bancho”, tipicamente um título dado a um líder de um gangue de liceu.)
Alguém a cargo de uma masmorra está a aperfeiçoar a masmorra que fez com o máximo de habilidade possível, então não está a pensar em ligar pontas soltas. Todos os dias jogava o que tinha sido feito, e se sentisse que um local era um pouco fino demais, oferecia a minha opinião e arranjava as minhas próprias soluções.
As mensagens da Fi focadas em cada área foram escritas por planeadores, então surgiram diferenças nos maneirismos verbais de Fi. Fiz com que parecessem todas lógicas, de forma fria, e onde lhes faltava algo, escrevi mais texto. Logo após ter nomeado o Oyama-san o “gangue do líder” para estabelecer ligações entra as áreas, dizia: “Falta algo a esta mensagem” e começava a fazer mais deste trabalho.