Nota do editor: esta entrevista inclui alguns vídeos retirados da versão japonesa do jogo. Em Portugal este jogo está disponível em inglês.
É a nossa quinta sessão sobre The Legend of Zelda: Skyward Sword em “Iwata Pergunta”. Reuni-vos aqui hoje para falarmos sobre o céu e a cidade. Obrigado pela vossa presença.
Geralmente sentas-te ao fundo da mesa, como se dissesses: “Sou o produtor.” Porque é que hoje estás sentado à esquerda de Fujibayashi-san?
Mais tarde, gostaria que nos falasses mais pormenorizadamente sobre o tipo de trabalho por que eras responsável. Podem, por favor, começar as apresentações, à exceção de Aonuma-san e de Fujibayashi-san, que já conhecemos das sessões anteriores?
Sou o Iwamoto, da Divisão de Análise e Desenvolvimento de Entretenimento (EAD). Tinha a meu cargo a planificação geral do céu e da cidade. Trabalhei na composição da cena introdutória, das missões secundárias que envolviam os habitantes da cidade e o Link, e das cenas de voo do Loftwing. (Nota do editor: no jogo, as pessoas que vivem no céu têm os seus próprios pássaros guardiães, os Loftwings.)
Chamo-me Hisada e também sou da EAD. Fiz a coordenação geral das formas de relevo. Em conjunto com Iwamoto-san, trabalhei essencialmente no céu e na cidade. Defini que tipos de relevo deveriam ser usados e coordenei o estilo dos cenários e do desenho.
É um papel extremamente importante para gerar o ambiente certo no mundo do jogo.
Chamo-me Mizuta e sou da EAD. Fui responsável pelo som. Trabalhei num sistema básico que gera música de fundo e efeitos sonoros, compus também alguns dos efeitos sonoros e coordenei o sistema de som do jogo em geral. Também trabalhei no instrumento musical e nas ideias específicas que o utilizam. Há som em todos os campos de jogo, por isso não me limitei a criar sons para o céu e para a cidade, mas pareceu-me que esta seria uma boa oportunidade para falar sobre o som, por isso cá estou eu!
No primeiro ano e meio, o compositor Hajime Wakai1 e eu preparámos a instrumentação e criámos uma base de som geral. 1 Hajime Wakai: Departamento de Desenvolvimento de Software, Divisão de Análise e Desenvolvimento de Entretenimento, Nintendo. Ele trabalhou no som de muitos jogos, incluindo Star Fox 64, Pikmin, The Legend of Zelda: The Winder Waker e nintendogs. Foi diretor de som em The Legend of Zelda: Skyward Sword.
A minha intenção é que Wakai-san participe na próxima sessão. Ele ajudou a criar o som em geral deste jogo.
Não, não foi imediato. A equipa cresceu gradualmente. A pessoa de efeitos sonoros mais recente da equipa entrou este ano.