Primeiro, criámos o acessório Wii MotionPlus1. A seguir, incorporámo-lo no Comando Remoto Wii, criando o Comando Wii Plus2, por isso, um dos desafios era perceber a maneira como a sua utilização mudaria um jogo Zelda. 1Wii MotionPlus: Um acessório com um sensor de movimentos que se liga ao Comando Remoto Wii. 2Comando Wii Plus: Uma versão melhorada do Comando Remoto Wii, com o acessório Wii MotionPlus incorporado. Foi lançando em novembro de 2010.
Hoje, quero falar convosco principalmente acerca disso. Mas, primeiro, gostava que cada um se apresentasse e dissesse em que parte do jogo trabalhou. Aonuma-san, queres começar?
Chamo-me Aonuma e sou o produtor. Houve todo o tipo de reviravoltas e peripécias, desde que o desenvolvimento começou, há cinco anos. Até terminarmos The Legend of Zelda: Skyward Sword, falei com o realizador Fujibayashi sobre como poderíamos levar o projeto na direção certa, apoiei a equipa e troquei opiniões com Miyamoto-san.
Disseste que houve reviravoltas e peripécias, mas ouvi dizer que, desta vez, houve alguns desvios, comparando com o jogo anterior, The Legend of Zelda: Twilight Princess3. 3The Legend of Zelda: Twilight Princess: Um jogo de ação e aventura lançado para as consolas Nintendo GameCube e Wii, no Japão, em novembro de 2006.
Tenho a sensação de que foste capaz de incluir, articuladamente, muitos elementos em que a equipa tinha trabalhado no jogo, de modo que acabou por ter uma concentração incrivelmente alta de ideias, mesmo comparando com outros jogos Legend of Zelda.
É verdade. Fizemos um desvio pelo caminho, mas, comparando com jogos Zelda anteriores, fomos capazes de incluir tantos tipos de jogabilidade que quase não tem comparação.
Chamo-me Fujibayashi e sou o realizador. Estava encarregado dos aspetos globais do jogo, do esqueleto da jogabilidade ao guião. Sempre que fazíamos algo utilizando o Wii MotionPlus, mostrava-o a Miyamoto-san, Tezuka-san e Aonuma-san, e ouvia as suas opiniões, refazendo-o até eles dizerem que estava bem.
Antes disto, trabalhaste no The Legend of Zelda: Phantom Hourglass4, certo? 4The Legend of Zelda: Phantom Hourglass: Um jogo de ação e aventura, que se joga com o stylus, lançado no Japão, em junho de 2007. Foi o primeiro jogo da série The Legend of Zelda para a consola Nintendo DS.
Agora que experimentaste criar um jogo The Legend of Zelda, tanto para uma consola portátil como para uma consola de uso doméstico, qual é a diferença?