O segredo da densidade extrema
É incrível que tenham conseguido fazer algo a tamanha escala com novos métodos. Mizuta-san, por que é que achas que conseguiram criar uma densidade tão grande sem que o jogo desmoronasse?
Tínhamos uma reunião com os líderes de equipa uma vez por semana. Acho que isto teve muita importância. E eu e Wakai-san participávamos nessas reuniões em representação da equipa de som. Não nos limitávamos a discutir o progresso do desenvolvimento – também falávamos sobre novas informações, o que era muito útil. O motivo pelo qual transmitíamos informações corretas aos novos membros da equipa, que iam entrando no decurso do projeto, era por termos estas oportunidades de troca de informação.
Ah, a intuição do detetive de polícia! (risos) (Nota do editor: A ideia da intuição de um detetive de polícia é algo que se tornou popular no Japão devido a séries policiais clássicas televisivas, em que o detetive segue pistas sem ter provas concretas, confiando assim a sua “intuição”. Como seria de esperar, o detetive consegue sempre resolver o caso.)
O lugar de Aonuma-san era perto do meu, por isso assim que ouvia algo de importante eu corria para lá e perguntava: “Aonuma-san, o que é que isto significa?!”
E não era só eu – toda a equipa das formas de relevo passeava pelo escritório. Se o posicionamento dos inimigos mudava um pouco, as formas de relevo poderiam ter de mudar imenso.
Ah, já estou a perceber. É uma perspetiva diferente da de Mizuta-san porque precisavas de adotar abordagens diferentes, comparativamente à forma como ele criava sons.
Julgo que sim. Mesmo uma pequena alteração podia significar que os responsáveis pelas formas de relevo teriam de fazer grandes modificações, por isso andava sempre de antena no ar. Era um projeto enorme em que era inevitável haver alterações sem que déssemos conta. Por isso, mesmo que tivesse apenas uma ligeira suspeita ou se me sentisse apreensiva, perguntava logo.
E depois tinhas de ir a correr para a secretária dele perguntar: “Aonuma-san, o que é que isto significa?!”
E em vez de esperar para que me viessem falar disso, tentava verificar as coisas, pegando no que tinha sido feito, fazendo testes e jogando.