"Lembro-me de jogar The Legend of Zelda: Link’s Awakening12 na minha Game Boy quando era criança, mas nunca mais tinha voltado a jogar jogos da série desde então. Quando soube que ia trabalhar em The Legend of Zelda: Skyward Sword, não soube bem o que pensar. Mas é tão espantoso jogar este jogo que fiquei fã imediatamente." 12The Legend of Zelda: Link's Awakening: O primeiro jogo da série The Legend of Zelda para a consola Game Boy, lançado em junho de 1993, no Japão. Em dezembro de 1998, o remake The Legend of Zelda: Link's Awakening DX foi lançado no Japão para a consola Game Boy Color.
Muitas pessoas dizem que estavam a jogar a série praticamente pela primeira vez. Fico muito contente por as pessoas gostarem tanto que jogam durante centenas de horas e dizem: “Quero jogar mais!”
"Um aspeto atrativo de The Legend of Zelda: Skyward Sword é que é um regresso às origens da série. Distancia-se do modelo estabelecido por The Legend of Zelda: Twilight Princess13 com uma mudança bem-vinda e é merecedor da coroa de The Legend of Zelda." 13The Legend of Zelda: Twilight Princess: Um jogo de ação e aventura lançado para as consolas Wii e Nintendo GameCube em dezembro de 2006.
A simplicidade extrema aliada a um regresso às origens da série dá uma sensação de novidade, de ser semelhante mas diferente.
Agora que voltamos ao assunto levantado anteriormente – sobre como conseguiram que uma revolução tão grande resultasse -, gostaria que o realizador do jogo, o Fujibayashi-san, que tem estado presente no papel de observador, participasse.
Isso não se resume facilmente, mas tudo o que foi acumulado até agora e a influência da personalidade do Fujibayashi-san, enquanto realizador, foram ambos importantes.
Para ser específico, acho que The Legend of Zelda: Ocarina of Time tornou-se o modelo a seguir para mim em jogos Legend of Zelda para consolas domésticas. A série cresceu a partir daí e nunca mais foram criadas coisas a partir do nada. Acho que, subconscientemente, havia uma voz muito conservadora que dizia: “Isto tem de ser desta maneira.” Ou: “Se fizeres muitas mudanças, as pessoas não vão gostar.”
Eu sempre senti isso e, depois de criarmos Twilight Princess, assumi uma posição objetiva enquanto produtor de The Legend of Zelda: Phantom Hourglass14, para a consola Nintendo DS, e, com isso em vista, fiz todo o tipo de pedidos pouco razoáveis ao Fujibayashi-san, que era o assistente de realizador. (risos) 14The Legend of Zelda: Phantom Hourglass: Um jogo de ação e aventura controlado com o stylus, lançado em junho de 2007, no Japão. Foi o primeiro título da série Legend of Zelda para a consola Nintendo DS.
Sim, eu recebi todo o tipo de pedidos pouco razoáveis. (risos) E isso levou a Skyward Sword.
Acho que as circunstâncias em que te encontraste nesta altura foram parecidas com as que Miyamoto-san teve durante Super Mario 6415. Nessa altura, o Miyamoto-san escolheu, de todas as maneiras diferentes de fazer jogos Super Mario, o que devia ficar, o que devia ser deixado de fora e o que de novo devia ser acrescentado. Ainda se fala do choque que foi e o jogo demonstrou certos métodos para todos os jogos em 3D que se seguiram. O franchise The Legend of Zelda fez a mesma coisa com Ocarina of Time. 15Super Mario 64: O primeiro jogo de ação em 3D da série Super Mario. Lançado para a consola Nintendo 64 em junho de 1996, no Japão. O remake Super Mario 64 DS foi lançado para a consola Nintendo DS em dezembro de 2004, no Japão.
Fazes jogos Legend of Zelda em 2D há muito tempo. Com base nessa experiência, fizeste a tua primeira tentativa num jogo Legend of Zelda em 3D, desta vez para uma consola doméstica. Com o know-how acumulado ao longo dos anos e uma equipa de peritos – e também com o Aonuma-san e o Miyamoto-san -, foi o melhor ambiente para se desenvolver um jogo em 3D. Acho que deves ter vivido a mesma coisa que o Miyamoto-san viveu naquela altura.