Como reagirá o mundo?
Noutro dia estava a falar da gama Touch! Generations. Oh…sabem o que é a gama Touch! Generations?
O jogo Nintendogs também pertence a essa categoria. Como novo desafio, agrupámos vários títulos que as crianças, os seus pais e avós – três gerações – pudessem jogar em conjunto independentemente do seu conhecimento e da sua experiência com videojogos. E chamámos a esse grupo “Touch! Generations”.
Pensámos nele como uma marca que os principiantes e/ou inexperientes pudessem comprar sem preocupações, e isso deu origem a resultados positivos para a Nintendo DS. Então, tivemos algumas discussões internas relativamente a como lidar com a marca Touch! Generations para a Nintendo 3DS.
Mas quando penso nisso, a Nintendo DS foi lançada como uma consola completamente diferente de qualquer outra e escolhemos o nome “Touch! Generations” para sugerir que até pessoas que não jogam normalmente videojogos podiam jogá-los sem dificuldade. Ao considerar o elemento básico de jogar jogos tocando no ecrã com o stylus, pensámos que talvez não fizesse sentido criar uma marca Touch! Generations para a Nintendo 3DS, porque seria apenas uma extensão da Nintendo DS.
Quando pensámos nos tipos de atividades que um jogador inexperiente poderia apreciar numa consola Nintendo 3DS, o que nos veio à cabeça foi tirar fotos em 3D, assistir a vídeos em 3D e coisas do género.
Claro que continuará a haver procura para esses jogos Touch! Generations que sustentaram a Nintendo DS, por isso vamos continuar a fazê-los.
Mas decidimos que, embora tenhamos estabelecido uma marca Touch! Generations, criado cantos especiais em lojas para ela e usado um logótipo especial, não utilizaríamos esta marca para a Nintendo 3DS.
Quando, noutro dia, propus isso numa reunião interna em que decidiríamos a nossa política e perguntei se não havia problema, toda a gente concordou imediatamente. (risos)
Até eles, sim. Não quero estar aqui a gabar-me da minha própria empresa, mas devo dizer que achei isto extraordinário. (risos)
Alguém do nosso departamento de vendas disse algo do género: “se nos detivermos no passado e não fizermos mais nada a não ser adicionar-lhe pequenas variações, nunca daremos origem a uma nova cultura”. (risos)
Tento não usar a palavra “sucesso” para descrever a nossa situação uma vez que pode despoletar emoções egoístas em que poderíamos naufragar. Diria que a marca Touch! Generations foi um exemplo de sucesso. Mas fazer a mesma coisa seria uma estratégia defensiva.