Quando te ouço falar, parece-me que a Nintendo 3DS não tem apenas software integrado sem razão nenhuma. Incluíram estas coisas todas porque queriam que a consola fosse usada de certa forma. Essa parte do teu desejo reflete-se nisso.
Sim. Por vezes diz-se que a Nintendo 3DS é apenas uma “Nintendo DS com epecificações mais altas.” Mas é muito mais do que isso, é uma consola de jogos com um encanto completamente diferente. É por isso que desejo que as pessoas que a comprem desfrutem verdadeiramente das funções desta nova máquina.
Certo. Quero que sintam primeiro a atração da própria consola. Quero muito que isso aconteça.
Noutro dia, Iwata Pergunta: Nintendo 3DS chegou ao software Touch! Generations para a Nintendo DS, não foi? Resumindo, Dr. Kawashima’s Brain Training6 e English Training7 possibilitaram uma ligação entre a Nintendo DS e pessoas que quase nunca tinham jogado antes. Inventámos o nome Touch! Generations para os jogos que iam para lá dos limites e do alcance dos géneros do passado. Mas disseste que o hardware da Nintendo 3DS já era Touch! Generations per se. Achei mesmo que era uma boa forma de o explicar. 6 Dr. Kawashima’s Brain Training: How Old is Your Brain?: Software para a Nintendo DS lançado em maio de 2005 no Japão. 7 English Training: Software lançado no Japão e na Europa para a Nintendo DS em 2006.
Fazia muito sentido. O que queremos mesmo é, em primeiro lugar, que as pessoas que comprem a Nintendo 3DS experienciem algo que de outra forma seria impossível. E se lhes causar surpresa ou impacto, que transmitam essa experiência a outras pessoas à sua volta, de forma espontânea. Espero assim que se possa viver novas experiências em qualquer hora e em qualquer lugar.
Seria melhor se acontecesse assim. O maior encanto da Nintendo 3DS, incluindo as imagens em 3D, é muito difícil de transmitir através da TV ou da Internet. Claro que tentámos fazê-lo o mais que pudemos e demos o nosso melhor nas demonstrações mas acho que seria ideal se as pessoas que a comprem dissessem a outros o que acham que ela tem de especial.
E por isso queríamos que muitas das características mais atrativas fizessem parte da consola, para que pudessem experimentá-las desde o início.
Sim. E é por isso que a própria Nintendo 3DS responde à filosofia Touch! Generations. Quer se trate dos Jogos RA ou de Face Raiders, trata-se de aplicações que têm mesmo de ser experimentadas. Quando organizámos a demonstração para que as pessoas a pudessem experimentar, vi que estavam felizes, surpreendidas ou a sorrir do princípio ao fim.
Tens razão! (risos) Antes que desse por isso já tinha a tua personagem Mii na minha Nintendo 3DS. Passámos um pelo outro algures na empresa, por isso não foi inesperado. Mas, apesar disso, fiquei feliz! Fez-me dizer: “Oh, olha! É Iwata-san!” (risos)