Na verdade, antes de falarmos sobre a Nintendo 3DS, gostaria de falar da Virtual Boy.3 3 Virtual Boy: Uma consola de videojogos doméstica lançada em 1995 no Japão. Os utilizadores olhavam para um binóculo com um ecrã no interior e jogavam jogos apresentados em imagens 3D..
Em 1995, quando a Virtual Boy saiu para o mercado, eu ainda não trabalhava na Nintendo mas um dia, quando visitei a Nintendo, o presidente da altura, Yamauchi, disse que a Nintendo havia feito algo que queria que eu visse. Era a consola Virtual Boy. Estavas comigo, Itoi-san.
A Virtual Boy foi, penso eu, um fracasso comercial. Normalmente penso que teria sido compreensível se a Nintendo tivesse experienciado uma espécie de trauma em relação ao género 3D em geral. Mas a Nintendo continuou a fazer tentativas na tecnologia 3D. E poderia dizer-se que essas tentativas deram finalmente frutos. Acho que essa é uma progressão interessante de tópicos.
Na altura, estava próximo da empresa mas não deixava de ser um intruso. Mas Miyamoto-san trabalhou nela.
Oh, certo. Foi (Gunpei) Yokoi-san.4 4Gunpei Yokoi (1941-1997): Na Nintendo desempenhou um papel fulcral no desenvolvimento de produtos como os jogos eletrónicos Game & Watch, a consola portátil Game Boy, o R.O.B. (Robotic Operating Buddy), e o jogo Dr. Mario.
Vejamos… Para começar do início, na altura eu interessava-me bastante pela realidade aumentada, e era um dos membros do staff que falava imenso sobre como deveríamos fazer algo com óculos 3D. Não cheguei a torcer-lhe o braço mas falava a Yokoi-san do interesse dos óculos 3D.
Mas quando começaram mesmo a trabalhar na Virtual Boy, eu estava ocupado com o desenvolvimento da Nintendo 64.5 5 Nintendo 64: Uma consola de videojogos doméstica lançada em junho de 1996 no Japão. Foi lançada na Europa em março de 1997.
Certo. Outra coisa complicada é que os gráficos 3D eram um tema importante para a Virtual Boy e a Nintendo 64. O resultado poderia ter sido diferente se os dois dispositivos tivessem partilhado a sua tecnologia mas tinham objetivos diferentes. Se pensares na Nintendo 64 como feita para confrontar a 3D de cabeça, a Virtual Boy usava tecnologia diferente para se destinar ao usufruto das três dimensões sem se apressar para a direção geral que o 3D estava a seguir naquela altura.
Para ser mais concreto, a Virtual Boy destinava-se a usar modelos “wire frame”6 para simular um espaço em 3D. Se pensares no poder dos CPU dessa altura, faz sentido. Mas não havia muitos jogos a usar esse método de representação visual. A maioria alinhava imagens em 2D a diferentes profundidades para criar um efeito tridimensional. 6“Wire frame”: Uma forma de atingir gráficos tridimensionais. Usa apenas linhas para representar espaços e objetos tridimensionais.
Na altura, quando estava a trabalhar na Nintendo 64, parte de mim pensava se podíamos usar “wire frames” para renderizar gráficos 3D, mas pensei também que as imagens em “wire frame” não eram nada apelativas.