Decidimos, logo no início, incluir um sensor de movimento24 na Nintendo 3DS. Mais tarde decidimos adicionar o sensor de giroscópio. 24Sensor de movimento: Um elemento de circuito elétrico capaz de detetar alterações na velocidade. O sensor de movimento do Comando Wii consegue detetar o rácio de aceleração em três dimensões.
Achei que o produto verdadeiro o convenceria. (risos) Acontece que o nosso departamento estava a trabalhar no sentido de juntar o Comando Wii ao Wii MotionPlus25. Coloquei o equipamento num carrinho, levei-o para a sala de reuniões e perguntei: “E isto?” 25Wii MotionPlus: Um acessório com um sensor de giroscópio para ligação ao Comando Wii. O Comando Wii Plus, que inclui o Wii MotionPlus incorporado, foi lançado em outubro de 2010 no Japão.
O sensor de giroscópio provavelmente não teria surgido se não fosse a nossa experiência com o Wii MotionPlus.
Suponho que não. Tinha ouvido Umezu-san dizer que as especificações eram finais e pensei que seria difícil de atingir devido às limitações de tempo.
Quando Miyamoto-san mete uma coisa na cabeça, diz que não há problema em acontecer um pouco mais tarde. Disse-lhe que havia problema, sim.
Pensei: “Talvez seja impossível desta vez?” mas Miyamoto-san e o resto do pessoal arrastaram um carrinho com o equipamento e disseram coisas como: “Não é divertido assim?” e “Vês a diferença que faz?” (risos)
A forma como ele insistiu em colocar o sensor de giroscópio nessa altura foi tão veemente quanto a vez em que colocámos um altifalante no Comando Wii imediatamente antes da sua produção em massa, quando o barco estava prestes a zarpar. Então, penso que será útil de alguma forma. Estou certo de que Miyamoto-san fará algo mais tarde para o provar e dirá: “Vês? Ainda bem que o incluímos.”
Estamos a trabalhar em várias ideias, como The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D26 e um jogo de ação submarina chamado Steel Diver.27 26The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D. Um jogo de ação e aventura em 3D em desenvolvimento para a Nintendo 3DS. É baseado em The Legend of Zelda: Ocarina of Time, lançado para a Nintendo 64 em 1998. 27Steel Diver: Um jogo de combates submarinos que inclui três modos: ação com deslocamento lateral, ação periscópica e simulação de estratégia. Está a ser desenvolvido para a Nintendo 3DS e deverá ser lançado na primavera de 2011.
Em Steel Diver, sentas-te numa cadeira giratória e podes observar em qualquer direção, a 360 graus.
Mas ficas tonto se a moveres demasiado! (risos) De forma semelhante, quando disparas a fisga em The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D, consegues fazer um círculo completo. E inclui um jogo chamado Face Raiders.
Para além de Face Raiders, a Nintendo 3DS tem muito software pré-instalado. Decidiste incluir na consola muito software não planeado. Porque decidiste incluir tanta coisa na consola?