Satoru Iwata fala de projetos passados
Devido às suas experiências com a Virtual Boy, a Nintendo deve ter-se apercebido da dificuldade que implica fazer um produto 3D e transmiti-lo devidamente aos jogadores.
Iwata, disseste que não seria estranho se a Nintendo tivesse passado por um certo trauma.
Verdade. Mas embora a empresa deva ter-se apercebido da dificuldade que implica fazer produtos 3D, a Nintendo continuou a tentar. Mesmo antes da Nintendo 3DS.
Por exemplo, um ecrã de amostra usado na Nintendo 3DS para ilustrar a forma como podes ver imagens a três dimensões sem óculos especiais estava a funcionar na Game Boy Advance SP.11 11Game Boy Advance SP: Um dispositivo portátil lançado em fevereiro de 2003 no Japão (e em março de 2003 na Europa). Era uma versão melhorada da Game Boy Advance com uma estrutura que fechava como uma concha.
Sim, certo. Fazer imagens a três dimensões que podem ser vistas sem óculos especiais requer um cristal líquido especial pelo que o testámos colocando-o na Game Boy Advance SP. Mas a resolução de LCD era baixa, por isso não tinha lá muito bom aspeto e nunca chegou a ser feito. Para poder conferir às imagens um aspeto tridimensional sem óculos especiais, deve visualizar-se as imagens para os olhos esquerdo e direito em separado e emitir em separado. Para o fazeres precisas de tecnologia de alta resolução e de alta precisão. Nessa altura não dispunhamos disso pelo que o efeito estereoscópico não era muito nítido.
Para ir um pouco mais atrás, a Nintendo GameCube12 possuía um sistema de circuitos compatíveis com as imagens 3D. 12Nintendo GameCube: uma consola de videojogos lançada em setembro de 2001 no Japão (e em maio de 2002 na Europa).
A Nintendo GameCube foi lançada em 2001, há exatamente dez anos. Já há muito que andávamos a pensar em 3D, já nessa altura.
O cristal líquido ainda era caro. Dito de forma simples, a Nintendo GameCube conseguia apresentar imagens em 3D se lhe juntasses um LCD especial, mas esse tal cristal líquido era mesmo caro.
Não o conseguiríamos fazer sem o vendermos a um preço muito superior ao da Nintendo GameCube! Mas até já tínhamos nome para ele - Luigi’s Mansion13, lançado ao mesmo tempo que a Nintendo GameCube. 13Luigi’s Mansion: Um jogo de ação e aventura lançado ao mesmo tempo que a Nintendo GameCube em setembro de 2001 no Japão (e na Europa em maio de 2002).
Saltava-te à vista de forma impecável.
Mesmo sem óculos especiais, as três dimensões tinham bom aspeto. Mas considerámos o preço alto do líquido e era, realmente, demasiado caro. Achámos que não havia mercado para isso.
Devo ter sido. Olhando para trás, até fizemos um jogo em 3D para a Famicom em disco que tinhas de jogar com óculos. Fizemo-lo contigo, Iwata-san.
Pois foi! (risos) O primeiro jogo em que eu e Miyamoto-san trabalhámos juntos foi um jogo de corridas para a Family Computer Disk14 que se jogava com óculos. 14Family Computer Disk System: Um produto periférico para a Famicom lançado em fevereiro de 1986 no Japão. A consola usava disquetes nas quais se podia escrever software.