Vou então fazer a minha última pergunta. Tivemos uma ótima reação a este remake de The Legend of Zelda: Ocarina of Time, especialmente da parte dos que o jogaram há muitos anos atrás. O que achas que faz de Ocarina of Time um jogo tão especial para tanta gente?
Bem, a mim parece-me que Mario 6418 e Ocarina of Time estabeleceram a base para os jogos em 3D. Por exemplo, penso que até jogos em 3D de géneros muito variados foram inluenciados por estes dois. 18 Mario 64 = Super Mario 64. O primeiro jogo de ação em 3D da série Super Mario, lançado em junho de 1996 no Japão para a Nintendo 64.
Tens razão. Uma das grandes características de Ocarina of Time poderá ser que contém muitas “novidades”. E depois, isto poderá parecer um pouco técnico mas o jogo Ocarina é construído não a partir de uma história mas dos elementos e da composição.
Certo. Existem pessoas que escreveram a história, e claro, se não tens história, tens um problema. Mas, mais do que a própria história, acho que os vários cenários das personagens e outros fatores são o que faz os elementos fundamentais do jogo ganharem vida. Por outras palavras, não existe uma determinada visão do mundo e uma determinada história em torno da qual as personagens, os itens e as paisagens são construídos. A essência de Ocarina of Time reside no que os designers individuais compuseram com elementos produzidos pela pessoa que escreveu a história.
O tema de Ocarina é muito simples: é sobre uma criança que se torna adulta. Existem pessoas que vigiam esse protagonista, muitos encontros e despedidas e as três mulheres. Mantivemos essa estrutura mas se te limitares a espalhar esse tema e essa história pela paisagem, isso não tornará o jogo interessante.
Então, o que torna um jogo interessante? A base são os puzzles que apareceram nos jogos The Legend of Zelda desde o primeiro jogo. É a forma como pegas no material tradicional da série e o transpões habilmente para 3D que realmente torna o jogo The Legend of Zelda interessante. Quando pegámos em elementos da série e usámos composição 3D, as coisas foram ficando cada vez mais interessantes.
Certo. E depois, não há forma de lhe dar a volta; em relação a isso, tivemos muito mais liberdade com Ocarina.
Certo. Foi o mais primitivo e o mais livre. E é isso. Não é uma questão de os jogos posteriores terem perdido essa liberdade, simplesmente os jogos que saíram mais tarde tinham mais coisas que precisavam de atenção. Claro que até Ocarina tinha elementos tradicionais que datavam de Link to the Past19 para a Super Nintendo, por isso não foi completamente livre. Tratou-se do primeiro jogo Zelda em 3D e pudemos explorar o que seria mais interessante na criação do jogo em 3D sem nos preocuparmos muito com outras coisas. Acho que isso poderá ter desempenhado um grande papel. 19 Link to the Past = The Legend of Zelda: A Link to the Past. Um jogo de ação e aventura lançado no Japão em novembro de 1991 para a Super Nintendo Entertainment System.
Estou a ver. Por outras palavras, desde que mantivesses a composição básica da diversão do 3D e a resolução de puzzles tradicional, podias desenhar da forma que quisesses. Depois, muitas coisas novas assim como tradições da série Zelda que funcionavam bem acabaram por se encaixar.
É por isso que, mesmo quando experienciarem coisas novas umas atrás das outras, os jogadores sentirão que isto é definitivamente The Legend of Zelda.
Acho que é provavelmente por isso. Mas isto é um assunto um pouco difícil, talvez não devesse ter tocado nele. (risos)