A Nintendo - e Miyamoto-san cima de tudo – tentou, durante todo este tempo, trazer-nos a diversão das três dimensões.
Oh, estou a ver… Então o 3D tem sido um tema para Yamauchi-san e Miyamoto-san ao longo de todo este tempo.
Sim. Mas agora que penso nisso, os nossos esforços no campo do 3D foram relegados para segundo plano após o lançamento das consolas Nintendo DS e Wii, mas durante esse tempo tentámos mesmo atingir efeitos visuais em 3D em Shigureden.19 19Shigureden: Uma exibição que abrange “Ogura Hyakunin Isshu” (Antologia Ogura de 100 Poemas por 100 Poetas) inaugurada no distrito Arashiyama de Quioto, em janeiro de 2006. Funcionava na Fundação Cultural Ogura Hyakunin Isshu. Os visitantes experienciam o mundo de “hyakunin isshu” usando um sistema de guias chamado Shigureden Navi numa Nintendo DS.
Shigureden é o parque temático “hyakunin isshu” (100 poemas por 100 poetas) que Yamauchi-san fez e que Miyamoto-san produziu.
Quando estávamos a fazer o Shigureden, Yamauchi-san expressou a sua esperança de que pudéssemos fazer algo “saltar cá para fora”. (risos)
Avançámos muito em relação à metodologia mas não tivemos tempo para desenvolvê-lo e acabámos por desistir. Mas conseguimos fazer muita investigação em relação ao cristal líquido e a outras matérias envolvidas.
É verdade. Por exemplo, pega na questão da razão pela qual a Nintendo DS tem dois ecrãs. É porque Yamauchi-san se interessou bastante por isso. Disse-nos para fazermos algo com dois ecrãs, e devido a esse forte pedido, Miyamoto-san e eu, com um raciocínio invertido, começámos a pensar em jogos que fizessem uso dos dois ecrãs.
Isso conduziu à ideia de usar um ecrã como Ecrã Tátil. Sem o entusiasmo de Yamauchi-san, a Nintendo DS não teria a forma que tem.
Nos dias que correm estou sempre a dizer que quando envelhecemos devemos tornar-nos egoístas. Isso é porque acho que uma organização precisa de alguém como Yamauchi-san.