Porque pensaste que seria impossível?
Fizemos vários milhões num mês – para todos os modelos da Nintendo DS combinados – durante o período crítico que antecede as compras do final de ano, mas isso implica algumas limitações de fabrico.
Sim. Pedimos a várias fábricas na China para tratarem da produção em massa, mas apenas um número limitado de fábricas tem a capacidade tecnológica para lidar com determinados processos, então, produzir milhões num só mês seria impossível.
Por vezes isso pode causar uma limitação considerável para os designers industriais da Nintendo.
Sim. Os produtos com um design invulgar podem ser fabricados se a quantidade da produção total for relativamente pequena, como telemóveis com uma variedade de sinais diferentes mas com pequenas quotas de produção para cada um – mas a prioridade da Nintendo é ver se os seus produtos podem ou não ser produzidos em massa.
Decidido o design, passou-se a bola para o campo do design mecânico. O que pensaste nessa altura, Goto-san?
Ehara-san acabou de dizer que não sabia bem se seriam capazes de o fazer mas nós também não estávamos seguros disso. Quando o expliquei na fábrica Uji, eu fazia uma ilustração e dizia: “É isto que temos de fazer” mas pensei: “Como é que vamos fazer isso?”
Não sabias como fazê-lo, mas disseste: “Estamos a estudar a melhor forma.” (risos) Akai-san, quando te mudaste para a equipa de desenvolvimento?
Então pediram-te para te juntares a eles quando o desenvolvimento estava prestes a arrancar?
O corte ao viés invertido foi desenhado de forma que a consola fosse fácil de abrir, mas se alguma coisa a atingisse, toda a força recairía sobre um só ponto, por isso tinha uma desvantagem em relação à durabilidade contra o impacto da queda.
Mas não queríamos alterar o design, por isso procurámos uma resina sintética mais forte.