Também acho que sim.
Acho que de agora em diante, as coisas que tenham “3D” no nome vão mudar. Vamos ter de reformar a palavra e o nosso conceito de 3D. Isso é válido tanto para criadores como para jogadores.
Por exemplo, quando me mostraste a Nintendo 3DS, fiquei admiradíssimo mas agora que estou mais inteirado em relação ao produto, hoje foi mais interessante. Talvez seja porque, embora seja o mesmo 3D, o contexto, tal como era, é diferente.
Para pegar num exemplo totalmente diferente, todos os funcionários da minha empresa praticaram recentemente passos de dança.
Fomos todos a um estúdio e praticámos passos com Papaya Suzuki (uma celebridade conhecida pela sua dança e pela sua cabeleira afro) durante horas. Foi divertido. Não sabíamos dançar pelo que os passos de dança eram como palavras de um idioma que desconhecíamos.
Não tínhamos aprendido essa palavra com os nossos corpos, então, inicialmente não conseguíamos fazer esses passos lá muito bem. Não nos sentíamos bem.
Normalmente não fazem passos no vosso dia-a-dia e não tinham dedicado muito tempo nem muitos esforços a isso.
Certo. Mas Papaya-san começou pelo básico, e quando fomos melhorando, tornou-se divertido. Os seres humanos gostam de se mexer, para além do prazer de qualquer habilidade adquirida.
Li o que escreveste sobre isso. Quando o li pensei que deve ser ótimo poder girar daquela forma.
Ainda estou a tentar determinar isto, mas quando praticava estes passos pensava que aquilo também era linguagem. Falei com Papaya-san acerca disso, e foi interessante ouvi-lo dizer que não sabe escrever...que é o equivalente a eu não saber dançar. Ensinamos uns aos outros os nossos talentos respetivos, dizendo: “Se fizeres isto assim, vai-te sair bem.”
Quando lhe expliquei a escrita, como uma espécie de jogo, disse: “Se pensares nas coisas nesta ordem, com isto a seguir a isto, a escrita sairá assim.”. E pensei que deveria ser o mesmo com a dança.