Frustração e, depois, Face Raiders
Suzuki-san, com o que é que foste mais exigente quando estavas a criar Face Raiders?
No início, trabalhei com o pessoal da Hal Laboratory, Inc14 em Special Knowledge Training15. 14HAL Laboratory, Inc.: Empresa que desenvolve videojogos e que trabalhou em produtos como a série Kirby e Super Smash Bros. Satoru Iwata já serviu como presidente da empresa. Também lhe chamam “Haruke”, abreviado em japonês. 15General Knowledge Training: Software que ajuda a desenvolver os conhecimentos gerais. Lançado para a Nintendo DS apenas no Japão, em outubro de 2006, com o nome Imasara Hito ni wa Kikenai Otona no Joshikiryoku Training (significado, Coisas que te fariam sentir pateta se perguntasses sobre elas agora: Treino em Conhecimentos Gerais para Adultos), e para a consola Wii em março de 2008, com o nome Minna no Joshikiryoku TV (significado, TV de Treino em Conhecimentos Gerais para Todos).
A HAL Laboratory ajudou-nos imenso. Metade da equipa criada para os Jogos RA veio da Hal Laboratory, e também fizeram todo o tipo de coisas connosco.
Quando trabalhamos com software com conceitos semelhantes várias vezes de seguida, temos vontade de experimentar algo diferente.
Sim. Quis criar um jogo que também interessasse às pessoas que jogaram o software de treino. Tive essa ideia muito presente quando comecei a desenvolver Face Raiders.
Isso mesmo. Claro que podíamos ter-nos limitado a usar as brincadeiras faciais para provocar o riso, mas o nosso plano, logo desde o início, era incluir no projeto uma espécie de ponto alto do jogo, e acabámos por produzi-lo com essa ideia em mente. Não queríamos que os jogadores acabassem o jogo a pensar "Hum. Interessante." Queríamos que pensassem "Uau! Ena!" e que tivessem vontade de jogar outra vez. Fomos muito esquisitos com esse aspeto.
Quanto mais jogas, mais elementos de jogabilidade descobres neste jogo. Foi com essa sensação que fiquei.
Quando fizemos as primeiras experiências com coisas que podiam ser feitas com caras, fizemos várias descobertas muito interessantes. Era possível alterar as caras com montagens e nós tínhamos todo o tipo de ideias incríveis. Por isso, fizemo-lo de forma que tudo isto pudesse ser aplicado aos nossos adversários.
Sinceramente, tanto Face Raiders como os Jogos RA têm tanta substância que é uma pena deixá-los apenas como extras na Nintendo 3DS.
Sim, acho que no final conseguimos incluir muitos elementos. (risos) Ao pôr a palavra "Face” (cara) no título, criámo-lo com a intenção de lá enfiar todo o tipo de truques faciais que tínhamos. No entanto, o facto de o efeito Fusão ter-se tornado tão popular entre os programadores foi muito frustrante para nós.